A Síndrome de Burnout é um problema que se manifesta quando existe um estresse crônico que, geralmente, ocorre por condições desgastante no trabalho. Esse cansaço pode ocorrer em um nível psicológico, físico ou emocional.
Diversos profissionais são afetados pelo problema. Porém, em áreas que exercem um impacto direto na vida de outras pessoas, como profissionais da saúde, socorristas e professores, o problema costuma aparecer em um índice mais elevado.
O termo, criado pelo psicanalista Herbert Freudenberger, em 1974, significa esgotamento profissional.
Quais os sinais da Síndrome de Burnout?
Nem sempre é simples identificar esse quadro de estresse agudo. Isso costuma acontecer por uma questão cultural: a dedicação excessiva e irrestrita é tida como algo nobre e uma característica fundamental de pessoas de sucesso.
Porém, esse padrão pode camuflar os prejuízos envolvidos. Ser considerado como workaholic, sempre prolongar o horário do expediente e permanecer grudado no celular (seja o horário que for) pode caracterizar um comportamento compulsivo que pode levar ao esgotamento.
Confira os sintomas mais comuns:
- Agressividade e irritabilidade
- Isolamento social
- Problemas de memória
- Cansaço intenso e constante
- Problemas de concentração
- Fadiga
- Distúrbios alimentares ou no sono
- Depressão
- Desinteresse pela vida social e familiar
Porém, é preciso ter uma dose extra de atenção: os sintomas não costumam aparecer todos de uma vez ou em grande intensidade. É algo progressivo… Mas, chega um momento que o organismo sente a sobrecarga de estresse e passa a manifestar outros sintomas como: enxaqueca, pressão alta, dores musculares e até problemas cardíacos e respiratórios.
Como evitar a Síndrome de Burnout?
A primeira dica é evitar a tendência ao perfeccionismo! Barrar a necessidade em busca um nível altíssimo de excelência é fundamental. Afinal, perfeição não existe e, ao tentar acessá-la, você certamente irá se frustrar e ultrapassar seus próprios limites. Nada mais estressante do que isso para a rotina de um profissional.
E, claro, outros fatores são observados como gatilhos para o problema, são eles: ter um perfil centralizador, ser competitivo demais, impaciente e entrar em conflitos com uma certa frequência.
Mas, temos uma boa notícia para você neste artigo! Uma dose de Inteligência Emocional funciona como uma poderosa blindagem contra o problema. Ao entender suas próprias emoções, é possível conquistar o equilíbrio fundamental para equilibrar a vida profissional e pessoal e, o mais importante: se manter saudável, para ser cada vez mais produtivo! Conheça o Método MD e transforme sua vida!