Ruídos na comunicação corporativa atrapalham (e muito) as dinâmicas das relações de trabalho nas mais variadas esferas e funcionam como o ponto de partida tanto para erros, quanto para os conflitos.
A comunicação no ambiente corporativo pode ser seriamente afetada quando existe uma falta de maturidade emocional para lidar com pontos de vista e personalidades diferentes dentro de uma mesma equipe. As falhas de comunicação representam o principal gap em diversas estruturas e isso envolve não só as relações profissionais como também as familiares, sociais e amorosas
O impacto causado quando os ruídos na comunicação são negligenciados.
E qual é a raiz desses ruídos?
A tentativa de evitar conflitos e uma dificuldade latente para falar o que precisa ser dito. Essa falta de habilidade para negociar e ajustar rotas esbarra constantemente na dificuldade de cultivar relacionamentos saudáveis dentro de ambientes profissionais.
Dá até para fazer uma analogia com a pane geral que vimos nas principais redes sociais que usamos há alguns dias, e que nos deixou com uma certa sensação de vulnerabilidade… E isso, em parte, pode ser explicado porque a comunicação tem como uma das suas funções estabelecer vínculos de confiança.
Ou seja: comunicar – ouvir e ser ouvido – nos traz segurança.
Se uma pausa na conexão que durou apenas algumas horas foi o suficiente para um impacto financeiro significativo para as empresas envolvidas, imagina o que a falta de comunicação pode gerar em meses ou anos dentro das relações profissionais? E vale lembrar que essa dificuldade de comunicação foi ainda mais “facilitada” pelo esquema de trabalho home-office.
E como barrar essa tendência e se comunicar de forma mais assertiva?
Existem algumas estratégias que funcionam como um excelente ponto de partida. A primeira delas é normalizar os feedbacks (e as críticas). Ninguém gosta de receber críticas. E muita gente também não se sente confortável ao precisar fazê-las.
Muitas vezes, a crítica é automaticamente associada ao conflito e ao desentendimento. Porém, esse desentendimento, muitas vezes, é algo benéfico e até necessário.
Agora você pode estar se questionando: o desentendimento não vai totalmente contra o que a Inteligência Emocional prega por aí aos quatro ventos?
E a resposta é não! O conflito (ou desentendimento) não vai contra o que a Inteligência Emocional propõe e vamos explicar o porquê: o conflito não é um local de desgaste puro e simples. Ao contrário, ele pode ser um lugar de possibilidades.
A partir desse desentendimento sincero – ou seja: tem como objetivo encontrar uma solução -, é possível conhecer a raiz do desconforto de uma determinada situação ou relação e a partir daí procurar maneiras de resolver ou atenuar esses ruídos.
Sem o conflito ou o desconforto, qualquer mudança fica praticamente inviável. Fugir de conflitos (dos internos, principalmente) não é sinônimo de equilíbrio emocional. Até porque, Inteligência Emocional não é anular emoções, é lidar com elas.
Conflitos podem ser sim saudáveis e, algumas vezes, nós também precisamos deles. Se você deseja criar recursos para se comunicar de uma forma mais assertiva – seja no trabalho ou no ambiente familiar – conheça o Método MD. Um curso dinâmico e altamente vivencial que já transformou a vida de milhares de pessoas.