Você está solteiro(a) e vai para uma festa cheia de possíveis pretendentes. Será que você corre o risco de se interessar justamente pela pessoa mais “complicada” entre todas as outras? Algumas pessoas carregam essa marca! Possuem muita dificuldade em levar relacionamentos saudáveis ou duradouros, parecem sempre fazer as piores escolhas e são conhecidos entre os amigos e familiares como o “dedo podre”.
Porém, mais do que uma possível má sorte, essa habilidade para se envolver com pessoas difíceis pode ser uma crença limitante. Ou seja: um padrão comportamental que se instalou nos relacionamentos. Mas, a boa notícia é: essa situação não precisa ser eterna!
Afinal, o que são crenças limitantes?
As crenças representam experiências, ideias e conceitos dos quais você foi exposto ao longo da vida. Vamos dar um exemplo: você está em um restaurante com seu filho de cinco anos e vai pagar a conta no caixa. Ao chegar lá, a criança vê aquele pote de vidro cheio de balinhas de cortesia e, sem o menor constrangimento, enfia a mãozinha no pote e pega todas as balas sua que sua mão consegue agarrar! Para ele, é uma vitória! Orgulhoso, ele vira para você e fala: “olha, peguei TODAS as balas!” Você, no dever de educá-lo e repreendê-lo, dispara: “meu filho, quem tudo quer, nada tem!”
Taí um exemplo de crença limitante que vai sendo lentamente arraigada dentro da criança. É claro que é preciso explicar para ele os motivos pelos quais ele não pode pegar todas as balas! Como deixar claro que ele tem que deixar balas para as outras crianças ou então que elas podem fazer fazer mal para os dentes…Porém, é preciso cuidado e sensibilidade para não passar uma mensagem equivocada como “se contente com pouco”. Percebem?
As crenças são como imãs: se você acredita em uma verdade, ela se torna real! Se você crê que não tem sorte no amor, isso se manifesta na sua vida. Afinal, você está conectado com essa verdade.
As crenças hereditárias X as crenças pessoais
As crenças hereditárias vêm do âmbito familiar e perduram por um longo tempo na vida das pessoas. Crescer em ambientes com traição, brigas ou agressões (físicas ou verbais) podem desenvolver crenças tóxicas sobre o que é o amor e sobre o o próprio funcionamento relacionamento familiar.
Já as crenças pessoais nascem a partir de experiências individuais. Mas, é importante ressaltar: elas ainda têm origem nas crenças hereditárias e acabam confirmadas pelas próprias experiências ao longo da vida. Alguns exemplos muito comuns: “minha mãe foi traída, logo nenhum homem presta”, “não sou bom o suficiente” ou “ sempre acabo atraindo a pessoa errada”
Como dissolver crenças limitantes?
Para eliminar a autossabotagem e crenças que impedem com que você alcance seus objetivos e viva de forma plena, é preciso investir em autoconhecimento e trocar as crenças limitantes por crenças possibilitadoras! Conheça o Método MD, um treinamento intenso e dinâmico, que irá transformar a maneira como você encara sua vida!