Será que uma gestão horizontal traz mais resultados para sua equipe ou empresa? A verdade é que existem diversas correntes e métodos de estudo sobre este tema porém, esse tipo de direcionamento pode livrar seu time de processos limitadores.
Quer entender melhor? Confira esse artigo e boa leitura!
Afinal, o qual o conceito de gestão horizontal?
Trata-se de um sistema mais informal, democrático e com mais autonomia para os colaboradores. Essa política é mais comum em empresas menores, mas é uma tendência mundial que ganha cada vez mais adeptos.
Existem algumas vantagens ao lidar com uma burocracia menor: os colaboradores se sentem mais motivados, o custo costuma ser reduzido e a criatividade é estimulada.
Leia também:
Como ser um líder bem-sucedido? Confira 4 características essenciais!
Porém, é preciso ter uma atenção redobrada para que a falta de organização não prejudique os processos. Além disso, os líderes precisam trabalhar suas competências emocionais para evitar a frustração que pode ocorrer por conta de uma aparente falta de autoridade.
Será que a gestão horizontal é a melhor saída?
Depende! Um organograma com níveis hierárquicos e administrativos também tem seu valor. As responsabilidades bem definidas podem funcionar bem com equipes mais imaturas e jovens demais.
Mas, é preciso sempre procurar capacitar os colaboradores para que eles possam tomar suas próprias decisões. Em uma gestão horizontal, é preciso ter em mente que bons líderes formam outros líderes.
A equipe precisa ser liderada com metas bem estabelecidas e, ao mesmo tempo, incorporar uma postura mais aberta e disponível. Desta forma, é possível garantir uma colaboração mais orgânica que irá fomentar soluções criativas.
Quer aumentar suas capacidades de liderança, comunicação e, de quebra, entender como motivar sua equipe? Conheça o Método MD e desenvolva todas as competências necessárias para se tornar um líder memorável!
Afinal, uma boa liderança depende do seu nível de autoconhecimento e empatia!