Existem pessoas no ambiente corporativo que não conseguem lidar muito bem com excesso de competitividade, ego inflamado, vaidade e até autoridade. Sabemos que o trabalho pode ser um ambiente desafiador e contar com pessoas que possuem uma personalidade narcisista. Se você está passando por essa dificuldade profissional, confira este artigo!
O que é uma personalidade narcisista?
Os narcisistas costumam apresentar padrões de comportamentos mais invasivos, como:
- Arrogância
- Necessidade constante de ser o centro das atenções
- Sentimento de superioridade
- Precisar de aplausos e aprovações constantes
O termo “narcisista” tem origem na mitologia grega. De acordo com o mito, Narciso é um homem muito bonito que é fascinado pela própria aparência. Todos os dias, o jovem rapaz costumava contemplar suas próprias feições no reflexo de um lago. Até que um dia, ele acaba se afogando.
O fato é que: pessoas que carregam esse tipo de comportamento são muito sensíveis às críticas e sentem um medo enorme da rejeição. Sob o ponto de vista profissional, costumam ser muito empenhados e comprometidos. Afinal, tudo que fazem é um busca de admiração e não de realização.
Todos nós, em algum momento, estamos sujeitos a cair nas garras do ego. Porém, algumas pessoas vivem dessa forma constantemente e se tornam egoístas, com muita dificuldade para entender as necessidades e sentimentos alheios e acabam completamente imersas nos próprios interesses.
Como conviver com pessoas narcisistas?
Não é fácil e muito menos confortável precisar lidar com pessoas narcisistas 8 horas por dias e 5 dias na semana. Mas, existem algumas estratégias para atenuar ou até dissolver completamente esse desgaste emocional que é gerado.
O primeiro passo é ter em mente que esse tipo de personalidade sempre tentará provar que tem razão em tudo. Mas, na realidade, isso esconde uma forte insegurança e talvez uma baixa autoestima. Funciona como uma espécie de mecanismo de defesa. Por isso, é importante evitar atrito e focar o seu tempo e energia em coisas realmente produtivas para o seu trabalho.
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Não perder tempo na tentativa de indagar a pessoas sobre seu próprio comportamento é fundamental.
Outra estratégia importante é: saiba se impor. Não querer arrumar desconfortos e confusões é essencial. Mas também é preciso saber colocar limites e dizer não! Assim, você se blinda de uma possível tentativa de controle por parte do seu colega.