Como a ansiedade anda agindo na sua rotina? Ela te impulsiona e te coloca em ação ou faz exatamente o oposto e te paralisa? Até certo ponto, essa sensação é algo natural. Porém, quando em excesso, a ansiedade atrapalha os seus resultados e, pior, a sua saúde.
Vamos para uma situação cotidiana: você precisa preparar e apresentar um relatório importante até sexta-feira. Ainda é segunda e você já se vê inundado com várias sensações e preocupações: será que eu vou conseguir terminar dentro do prazo? Vou saber fazer um documento de qualidade? Vou ficar muito nervoso na hora de apresentá-lo? E seu meu chefe não gostar? Será que vou ser demitido?
Em vez de focar na tarefa em si, a pessoa gasta uma quantidade enorme de tempo e energia fazendo os piores prognósticos. Assim, é muito provável que o profissional em questão, de fato, não consiga entregar um bom trabalho.
Afinal, como saber se a ansiedade atrapalha seus resultados?
Agitação e impulsividade
Se para você está cada vez mais difícil conter a impulsividade e a agitação, é melhor prestar atenção. Afinal, esse tipo de postura no ambiente organizacional pode gerar alguns problemas. Muitas vezes, para manter o foco necessário, é preciso ter uma postura mais silenciosa e contida.
Perfeccionismo: sempre ele!
Não existe nada de errado em prezar pela máxima qualidade em tudo que você se propõe a fazer. Ao contrário: é algo muito positivo para sua imagem profissional. Porém, sempre existe o outro lado da moeda. O perfeccionismo, quando em excesso, aumenta o nível de estresse de maneira considerável. E o estresse, por sua vez, é um dos principais facilitadores da ansiedade.
Pensamentos repetitivos
Pessoas ansiosas costumam se preocupar em excesso. E, a melhor maneira de mensurar essa preocupação é perceber quanto tempo você gasta pensando em determinada questão. E quanto esses pensamentos impedem com que você foque em outras coisas que, muitas vezes, são mais importantes. O que você anda deixando de fazer por conta da preocupação excessiva?
Sintomas físicos
Quando a ansiedade começa a se manifestar em reações físicas é hora de considerar alguns ajustes de rotas. Preste atenção nos sinais que o seu corpo transmite:
- Insônia
- Falta de ar
- Taquicardia
- Agitação nos braços e pernas
- Hábito de roer as unhas
- Aperto no peito
- Tensão muscular
- Falta ou excesso de apetite
- Tontura e vertigem
- Náuseas
- Boca seca
- Tremores
A Inteligência Emocional é uma grande aliada contra a ansiedade. Se você anda sofrendo com esse problema ou conhece alguém que passe por isso, conheça o Método MD. Um treinamento atual e dinâmico que irá dissolver padrões de comportamento que te limitam e impedem seus resultados.