Sabe qual é a maior ameaça ao bem-estar e a qualidade de vida nos tempos atuais? O estresse crônico. De acordo com relatório divulgado pelo The National Institutes for Occupational Safety and Health, 75% dos profissionais dizem estar mais estressados que as gerações passadas e 40% afirmam viver no limite.
Diante deste cenário, os otimistas possuem algumas vantagens: além de terem uma excelente arma para lidar o estresse, profissionais que possuem uma atitude mais positiva costumam ter uma vida financeira mais satisfatória.
A Harvard Business Review em parceria com o Frost Bank, realizou um estudo que “testou” o otimismo e os comportamentos financeiros através de métricas comprovadas pela ciência.
Mais de 2 mil americanos foram entrevistados e, após analisar questões como renda, situação financeira e competências, os dados mostraram de forma nítida que os otimistas tem uma saúde financeira elevada.
Enquanto 90% dos otimistas economizaram dinheiro para realizar algo relevante, 70% dos considerados pessimistas conseguiram fazer o mesmo. E não para por aí: 2/3 dos otimistas aplicaram parte dos seus investimentos para situações emergências, enquanto nem a metade dos pessimistas fizeram o mesmo.
Otimismo: um investimento de lucro
Não se trata apenas do dinheiro em si. O que os estudos nos mostram é que pessoas otimistas são profissionais mais assertivos e têm mais sucesso na carreira. Eles ganham salários mais altos, são mais empenhados, visionários e possuem menos medo de arriscar.
Martin Seligman, pai da psicologia positiva, apontou que vendedores que possuem uma atitude mais positiva vedem cerca de 65% a mais do que seus colegas pessimistas. O estudo de Seligman foi responsável por modificar um métodos de contratação e incluir uma avaliação mais minuciosa para verificar o nível de otimismo de futuros colaboradores.
Mas afinal, como ser mais otimista?
Para você, pensar de forma otimista é um desafio? Bom, você não está sozinho! Mas, com algumas estratégias relativamente simples, você pode começar a mudar esse padrão de comportamento. Confira:
Busque se aperfeiçoar, mas evite a perfeição
Ser otimista não significa, necessariamente, esperar que seu planejamento seja redondo. O otimista precisa ter em mente que precisará exercitar a flexibilidade em certos momentos. Esteja disposto a agir com maleabilidade diante dos desafios e adversidades.
Foque naquilo que está dando certo
Quais são os seus pensamentos quando você acorda? Você costuma listar mentalmente todas as coisas que precisam ser feitas ao longo do dia? Se a resposta for sim, experimente começar seu dia listando tudo que anda dando certo nos últimos tempos e agradeça por isso.
Invista em conexões sociais
Você sabia que as conexões sociais são uma das maiores provedoras de felicidade e isso está totalmente atrelado ao otimismo de maneira significativa? Procure prestar mais atenção nos seus colegas de trabalho, deixar o celular de lado ao chegar em casa e passar um tempo de qualidade com seus familiares e reservar pelo menos um momento da sua semana para estar com seus amigos.
Muito bom para reflexão e ajuda na mudança da linha de pensamento