O bloqueio emocional é uma barreira que criamos e que nos impede de perceber com clareza alguns aspectos (e oportunidades) da vida. Esses bloqueios têm a capacidade de dificultar nosso avanço para atingir nossos objetivos e metas de vida.
A insegurança, seja em qual for o âmbito, é uma das manifestações mais evidentes de um bloqueio. Imagine-se no trânsito, com pressa de chegar em um determinado lugar. De repente, você se vê engarrafado e sem possibilidade de avançar, mesmo que queira. Sabe aquela sensação de impotência diante de coisas que você não controla? Assim funciona um bloqueio emocional. Ele trava o fluxo da sua vida.
Você vai gostar de ler também:
Como surge um bloqueio emocional?
Desde que fomos concebidos e durante todo o nosso desenvolvimento intrauterino recebemos estímulos e criamos formas de respondê-los.
A partir dessas experiências e estímulos, são construídos padrões em nosso inconsciente de interação e comportamento. Até a primeira infância (que vai até os 7 anos) desenvolvemos programas emocionais que registram e interpretam cada emoção já sentida.
A maior parte das pessoas carregam algum tipo de bloqueio emocional. Nos casos mais comuns, são interpretações distorcidas de situações vividas na infância. Porém, estímulos negativos que não são tratados podem causar um bloqueio emocional mais sério.
Pessoas que já passaram por traumas como o abandono, a rejeição, maus tratos ou abusos possuem feridas inconscientes. Por outro lado, pessoas que foram superprotegidas tendem a não conseguir fazer nada por conta própria. Isso, invariavelmente, resulta na construção de padrões limitantes e bloqueios emocionais.
O que o bloqueio emocional pode causar?
Quando falamos de bloqueio emocional, estamos falando sobre um mecanismo de defesa quando o inconsciente oculta as memórias de dor e sofrimento com o objetivo de proteger o indivíduo.
O bloqueio emocional cria uma máscara que faz com que você se sinta seguro, mas pode estar escondendo certas questões que precisam ser acessadas, reconhecidas e ressignificadas.
Muitas pessoas sofrem com a dificuldade em se relacionar, consolidar uma carreira, emagrecer, ter estabilidade financeira ou manter relações saudáveis e equilibradas com pessoas próximas. São anos de luta contra problemas que parecem não ter solução e muitas vezes podem até se apresentar na forma de doenças.
Frequentemente, essas pessoas carreguem algum bloqueio emocional e acabam cometendo os mesmo erros durante a vida.
Os bloqueios emocionais, não importa em qual âmbito da vida eles estejam, afastam o indivíduo de suas reais intenções e metas para vida. Seja em um relacionamento, na vida profissional ou na relação consigo próprio, é preciso acabar com os bloqueios emocionais para se alcançar o sucesso.
5 passos para se curar de um bloqueio emocional
Compreensão
O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! Ao compreender que existe um problema, já se torna mais fácil saber como agir daqui para frente. Para uma mudança real, é preciso entender quais são nossas feridas adquiridas ao longo da vida e que alimentam os padrões de comportamento que nos prejudicam.
Assumir a responsabilidade
É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. Pode ser uma pessoa ou uma situação específica. É preciso barrar essa tendência e assumir a responsabilidade por nossa raiva ou infelicidade, e estar ciente de que todo desconforto é um produto das nossas próprias lesões emocionais.
Pare de terceirizar os seus problemas! Chame a responsabilidade para você. Parece algo simples, mas ao fazer isso você irá movimentar muita energia interna e perceberá mudanças quase que instantâneas. Experimente ser o protagonista da sua vida! É libertador.
Sinta cada emoção
Quando reconhecemos e assumimos a responsabilidade pelos padrões comportamentais que nos cercam, conseguimos entender com mais clareza quais as emoções causadas por cada um. Permita-se senti-las, para entender como elas funcionam.
Somos condicionados, desde a infância, a esconder as nossas emoções. Sabe aquela máxima: “ homem não chora”. Pois é, todos esses padrões culturais impostos podem cobrar um preço caríssimo lá na frente. Portanto, permita-se sentir. Não tem absolutamente nada de errado nisso.
Entenda a origem da emoção
Não só entender como funciona, é necessário entender de onde vem essa emoção que gera um padrão de comportamento. Investir em autoconhecimento para entender sua história de vida é o um passo fundamental para identificar os possíveis traumas que criaram suas feridas emocionais.
Esses bloqueios existem e estão enraizados em nosso inconsciente. Você tem duas alternativas: ignorá-los e continuar vivendo preso aos programas emocionais que te afastam de seus objetivos. Ou identificá-los, e reprogramá-los. Com isso, você permite atribuir um novo significado que não alimente padrões comportamentais destrutivos.
Se recupere
A única forma de realmente alcançar uma mudança profunda é ressignificar os padrões limitantes que bloqueiam sua vida. Bem como trabalhar seus traumas e bloqueios emocionais que te paralisam. Dessa forma, você passa a se permitir e convida o sucesso para fazer parte da sua vida.
Precisa de ajuda?
Muitas vezes, é necessário um suporte bem estruturado para acessar memórias dolorosas, identificar bloqueios emocionais e ressignificar padrões de comportamento que são tóxicos.
A boa notícia é: todas, absolutamente todas as pessoas, podem reprogramar crenças limitantes.
Caso você sinta que este momento chegou, conheça o Método MD Inteligência Emocional. Trata-se de um treinamento exclusivo, altamente vivencial e estimulante. Baseado em 5 pilares:
- Confiança
- Coragem
- Comprometimento
- Responsabilidade
- Resultado
Em suma: esse programa é uma proposta de mudança. De transformação. No Método MD, é possível identificar e eliminar padrões emocionais inconscientes que estão, certamente, impedindo com que você viva de forma mais equilibrada. O objetivo do treinamento não transformar você em algo que não é. E sim, potencializar todas suas habilidades.
Seja quem você nasceu para ser definitivamente!
Para isso, é preciso entrar em contato com os seus bloqueios emocionais e dissolve-los! E nós iremos te ajudar nisso.
Boa noite!
Essa postagem me representa., pois sou muito insegura, meu emocional é um pouco fragilizado, temho muitas dificuldades em alcançar meus objetivos devido esses bloqueios, já fiz algumas terapias, mas não me ajudou muito, o que fazer para me ajudar?
Tem uma frase que fala “não confiamos nas pessoas por querer mas confiamos pq é nossa única opção”
Então observe bem as atitudes e se estão de acordo com a fala e se entregue sem o medo do arrependimento dê uma oportunidade mas lembre-se dos 5 passos confiança, coragem, comprometimento, responsabilidade e resultado.
Bom Dia. Espetacular artigo que me remete a traumas de infancia,aonde encontrei as causas de varios bloqueios em minha vida profissional. Parabéns. Somente o conhecimento leva à cura e conscientização de nossas dores.
Gostei, vou começar 2022 com essa meta
Eu estou passando por exatamente isso e sei que estou perdendo algo espetacular que vira em minha vida mas n da para aproveitar pois n sinto o msm por aquela pessoa pois ela falando e dando sinais e eu nem aí mais eu sinto q se n fosse o bloqueio eu sentiria o msm, me sinto sufocada msm n tendo nd com a pessoa já pensando em algo sério e se sentindo desconfortável mas essa parada de trauma que não estou reassocinando não lembro d nd mais sinto que tenho traumas e como se eu tivesse mais estivesse escondido em algum lugar n querendo se revelar. Quero me curar do bloqueio emocional mais sla tenho medo dee arrepender e ser magoada e amar sla n sei pq as vezes acho q nunca serei amada de verdade e q nunca amarei por mais que as vezes eu queira sentir borboletas no estômago mas sinto que nunca amarei algue
“para sempre”.
caracaaaa meo!!! Eu sinto exatamente a mesma coisa que você. É algo tão estranho… parece que sentimos um grande icômodo com as pessoas ao nosso lado, eu sinceramente não sei descrever exatamente o que sinto. Mas sei que é algo extremamente ruim.. as vezes sinto que estou brincando com os sentimentos das pessoas mas não é isso.. eu só não consigo me permitir gostar e nem permitir as pessoas gostarem de mim. As vezes gosto de me sentir amada e desejada mas isso não dura por muito tempo. Tenho muita mudança de humor na mesma hora que estou feliz, logo não me sinto feliz.. tudo muito estranho!!!!! Sem contar que nunca sei exatamente o que eu quero.. na mesma hora que quero namorar, ter alguém eu já não quero ter alguém porque simplesmente enjoo das pessoas.. algo dentro de mim não permite eu criar vínculos afetivos.
Nossa! Exatamente eu!! É muito difícil isso! Precisamos lutar contra isso!
sinto o mesmo,e uma sensação tão estranha,vc nunca sente vontade de fazer as coisas,e com isso vc acaba desistindo,deixando acontecer a mesma coisa dnovo
Eu tenho esse bloqueio e preciso de ajuda não consigo me expressar conversar e dizer oq sinto na hora q vou falar da um branco na minha mente q não sei oq eu ia dizer isso está me prejudicando e prejudicando meu relacionamento preciso de ajuda não sei mais oq fazer
eu estou passando por isso nao e nada facil
E bem assim que mecinto
Me sinto exatamente assim, em um relacionamento por exemplo eu tenho medo de ser traída ou me decepcionar, ainda sou nova, tenho 18 anos, mas na infância e adolescência passei por algumas coisas que me fizeram criar medo de relacionamento, neste momento estou tentando algo com uma pessoa que gosto, mas nunca consigo demonstrar o que sinto, as vezes parece que não é verdadeiro e as vezes sinto que amo muito ele, não consigo entender o medo que tenho de me expressar com ele, tem dias que ele vem me tocar ou me dar carinho e eu recuo automaticamente, não consigo andar de mãos dadas, tenho dificuldade de confiar na pessoa e por esses motivos acabo me sentindo melhor sozinha, como se fosse uma responsabilidade muito grande amar alguém, ele não entende e acabo o magoando com meus medos, mesmo querendo melhorar isso ainda tenho dúvidas se ele é a pessoa certa.
Me sinto assim,tenho tudo planejado mas na hora de tirar do papel, não consigo. Até descobrir em um dos comentários em familia ,que quando era criança, tinha facilidade de movimentar com a mão esquerda,e meu pai vendo que eu era diferente de seus costumes ,logo amarrou um pano nas minha mão direita,e não aceitava que usasse a mão esquerda. até mesmo apanhava por não usar a direita. Ele fez isso por causa da cultura que tinha. Mas esta atitude me prejudicou muito, pra aprender ou concentrar em alguma coisa tenho que trabalhar a mente, ou refazer varias vezes pra aprender.Sinto uma dificuldade enorme de concentração. Me sinto diferente. Estou trabalhando isso e superando com minhas dificuldades, mas estou.