Qual é a relação entre motivação e liderança? Se você é responsável por conduzir uma equipe, já deve ter se deparado com questões como essas: como garantir o engajamento dos meus colaboradores e gerar resultados satisfatórios? Como criar um ecossistema realmente motivador dentro da empresa? Se você pretende se tornar um líder memorável, confia este artigo!
A realidade é que por trás de toda “pompa” que existe quando se ocupa a cadeira da liderança, encontra-se também diversas responsabilidades. Ao comandar uma equipe, é preciso orientar os colaboradores, delegar demandas, elogiar, alertar e direcionar o time de forma eficaz.
Dentro deste cenário, a figura de um líder é fundamental não só para garantir a qualidade dos processos, como também assegurar a motivação. Aliás, focar em estimular seu quadro de funcionários é algo cada vez mais determinante para o sucesso e harmonia de uma empresa.
Como motivar seus colaboradores?
A principio, a chave para se tornar um líder memorável é dedicar um tempo para conhecer seus colaboradores. É fundamental que o gestor entenda que como cada pessoa funciona no ambiente organizacional. Afinal, existem colaboradores que sabem lidar com um ambiente mais tenso e a gostam de trabalhar sob pressão – funciona como uma espécie de combustível. Porém, outras pessoas podem travar diante da mesma situação. Esse perfil de colaborador entrega muito melhor em um cenário mais tranquilo e menos intimidador.
Quando o gestor entende esses mecanismos individuais, fica mais fácil traçar as estratégias adequadas e delegar tarefas de maneira mais assertiva.
Leia também:
Entenda o poder da empatia para a sua carreira!
Garanta a autonomia do seu time
Mais do que dar espaço para que os profissionais coloquem suas ideias e encontrem soluções inovadoras, é preciso oferecer as ferramentas necessárias para que eles cumpram suas tarefas e possam assumir riscos.
Ao criar equipes independentes , é possível garantir um aumento da criatividade, satisfação e engajamento. Fora que atitudes como essa criam um ambiente mais harmonioso. E, obviamente, pessoas felizes produzem mais e melhor!
Exercite sua tolerância
Líderes tolerantes entendem que os erros acontecem e o melhor, além de serem importantes professores, eles podem ser corrigidos! Assim, é possível criar uma atmosfera menos intimidadora, o que torna o ambiente mais colaborativo e capaz de evitar possíveis ruídos na comunicação.
Respeito e confiança
Poucas coisas são mais refinadas em um ambiente organizacional do que uma postura que preza o respeito com seus colaboradores. Afinal, as atitudes do gestor precisam ser congruentes e éticas. Em suma, isso gera algo valioso para qualquer relação profissional: confiança!
Preze pelo bem-estar e desenvolvimento do seu time
Atualmente, as empresas estão cada vez mais aliando os fatores motivacionais ao desenvolvimento de competências emocionais. Isso garante uma equipe engajada, saudável e feliz. Palestras e workshops podem cumpri muito bem essa função. Para finalizar: ao entender a importância de investir no bem-estar das pessoas que compõe a organização, todos saem ganhando.
Conheça o Método MD e torne-se um líder memorável!