Você se preocupa em atribuir valor a sua imagem? Às vezes, as pessoas têm um certo receio do termo marketing pessoal. Mas, investir na construção da própria imagem não significa egocentrismo e arrogância. Ao contrário: muito mais do que se autopromover, trabalhar no seu marketing pessoal é criar uma série de possibilidades para melhorar a sua imagem e se tornar referência no que você é bom de fato.

Quando essas estratégias são pensadas dentro de um contexto de entrega de valor, é possível  destacar suas habilidades natas de maneira positiva, causar uma boa impressão ao seu respeito e gerar confiança.

Já outras pessoas, pensam que esse talento é algo que ou nasce com você ou simplesmente não existe. Isso também não é verdade: saber se autopromover é uma qualidade que pode ser desenvolvida e aprimorada ao longo da vida.

O objetivo deste artigo é esclarecer que um bom marketing pessoal é formado por diversos fatores e é importante levá-los em conta para estruturar sua autoridade e torná-lo referência.

Naturalidade: respeite quem você é

A dica número zero para um bom marketing pessoal: respeite a sua essência. Evite criar um personagem para se enquadrar, independente da situação. É claro que sempre temos que tentar melhorar os pontos que são mais desafiadores. Porém, trabalhe seu autoconhecimento para alinhar sua personalidade, seu propósito e sua paixões. Esteja de acordo com aquilo que você almeja e com o que você foi projetado para ser.

Caso você tenha uma personalidade extrovertida e despojada, assuma isso e trabalhe para controlar possíveis excessos. Não tente se manter engessado dentro de uma “fantasia” que não serve em você. Agora, caso você tenha um perfil mais sério e tímido, tudo bem também. Tente trabalhar sua desenvoltura e abrandar sua timidez, mas não precisa adotar uma postura da qual você não se sente confortável.

Coerência é fundamental para gerar confiança e criar uma boa imagem pessoal.

Olhe nos olhos

Poucas coisas são capazes de demonstrar tanta transparência como falar olhando diretamente nos olhos de alguém. Por conta da timidez, para algumas pessoas isso pode ser algo desafiador. Mas, como quase tudo na vida, com treino é possível chegar lá.

Fora, isso, quando você olha nos olhos você demonstra atenção no que a pessoa está falando.

Iniciativa é fundamental

Um marketing pessoal bem feito irá destacá-lo. Portanto, não espere ocasiões perfeitas ou que alguém te diga o que precisa ser feito. Vá lá e faça! Propor soluções, buscar alternativas e expor ideias são atitudes fundamentais para deixar a sua marca.

Circule!

Estar entre pessoas é importantíssimo! Procure não se isolar, participe de happy hours, almoços, workshops e palestras. Hoje, temos grandes aliadas: as redes sociais. Elas são vitrines importantes. Para usá-las de forma adequada, porém, é preciso manter-se informado. Busque sempre compartilhar conteúdos relevantes e de qualidade. Ah, e o mais importante: inspire pessoas!

Melhore sua habilidade para se comunicar de maneira coerente! Conheça um treinamento focado em comunicação pessoal e alavanque a sua carreira!