Impor limites costuma ser algo que é, frequentemente, relacionado com desentendimentos, um certo desgaste ou até mesmo com um rompimento definitivo. Porém, estabelecer acordos dentro de uma relação não precisa ter essa conotação negativa. Ao contrário. Confira neste artigo!
Você já parou pra pensar na quantidade de desgaste emocional e energia que podemos economizar quando alinhamos previamente certos “acordos” nas nossas relações cotidianas?
É claro que, nem sempre, esse tipo de alinhamento será algo confortável para se fazer. Porém, nem de longe, isso precisa ser feito de uma forma agressiva!
3 formas para impor limites de maneira assertiva
Já passou da hora de normalizamos o “não”
Não quero.
Não posso.
Não gosto.
Não concordo.
É curioso como a combinação de apenas três letras pode ser algo absolutamente desconfortável para muitas pessoas. Aprender a dizer não é aprender a se posicionar de forma assertiva. Mais do que isso: é um excelente exercício de autocuidado. Portanto, pratique!
Binaridade: fuja dela sempre que possível!
Primeiro ponto, vamos entender o que é binaridade. Binário é um adjetivo que indica algo que é composto por apenas dois elementos. Ou isso ou aquilo.
Mas o que isso tem a ver com essa conversa?
Geralmente, existem dois pólos, dois comportamentos bastante comuns quando alguém ultrapassa certos acordos (leia-se: limites), que são: o silêncio absoluto ou a agressividade.
Mas, nesse ponto, é muito importante lembrar que existe um caminho do meio. Ou seja: é perfeitamente possível comunicar incômodos de forma ponderada e equilibrada.
O óbvio precisa ser dito!
Sim, essa frase já se tornou um clichê! Mas, ela é absolutamente verdadeira e faz toda diferença nas relações pessoais, familiares e profissionais. Afinal, o que é bastante óbvio para você pode não ser para o outro.
A grande verdade e também o objetivo central deste artigo é gerar o entendimento de que verbalizar quais são os seus limites é uma atitude que demonstra extremo cuidado com as suas relações. Se você deseja potencializar seus relacionamentos e torná-los mais saudáveis, conheça o Método MD, um treinamento que já impactou milhares de pessoas!