Falta de atenção no trabalho é um dos maiores vilões da produtividade e, consequentemente, dos resultados. É bastante óbvio que profissionais que têm mais facilidade para se concentrar dão um banho de performance naquele pessoal mais distraído.

Além disso, quando mantemos o foco conseguimos concluir todas as demandas mais rapidamente, evitamos a necessidade de estender o expediente. Isso faz com tenhamos mais tempos para fazer outras coisas além de trabalhar. Como praticar um esporte, por exemplo. Isso aumenta a qualidade de vida, o bem-estar e a produtividade. Trata-se de um “ciclo virtuoso”.

Porém, vivemos em uma era em que é raro encontrar divisórias que separam as sala e tem os smartphones que testam os mais distraídos o tempo todo. Como é possível se concentrar? Confira as estratégias neste artigo!

Estratégias para eliminar a falta de atenção no trabalho

Preste atenção aos estados negativos

Experimente se concentrar em um relatório após uma discussão ou episódio estressante. Provavelmente você precisará ler e reler algumas vezes para garantir a mínima qualidade do documento, certo?

Estar irritado, triste, ansioso, estressado ou com raiva vai comprometer (e muito) o seu poder de atenção. Para evitar que esse tipo de coisa aconteça de forma frequente, é preciso fazer uma análise quadro a quadro da situação.

Assim, é possível fazer um esforço consciente para mudar seu estado emocional e não afetar sua produtividade. Quando se tem em mente que a produtividade cai quando você abalado emocionalmente, fica mais fácil agir para minimizar influências negativas.

Uma coisa por vez!

Atender o telefone, escrever um e-mail e ficar pensando na sua fala da próxima reunião, tudo ao mesmo tempo! Quando você menos percebe, foram tantas interrupções que não avançou em nada.

A tal da atenção multifocal pode funcionar bem para algumas pessoas, mas no geral, acaba diminuindo a velocidade. Fora que também prejudica a qualidade do trabalho e deixa o profissional mais exposto ao erro.

Experimente fechar a aba do WhatsApp Web e esperar concluir uma tarefa para checar seus e-mails novamente. Ao realizar uma coisa de cada vez, você fica mais disciplinado e reduz o tempo que você gasta em cada tarefa.

Leia também:

Realização profissional: quais são seus aspectos e como conquistá-la!

Cada coisa no seu lugar

Aquelas pilhas e pilhas de relatórios na mesa e aquele post-it grudado na tela que era rosa e já está meio amarelo pelo tempo. Essa bagunça ajuda a comprometer sua atenção. Busque sempre eliminar os estímulos desnecessários do seu campo visual.

Motivação

Pare de colocar toda culpa na sua falta de atenção. A motivação também precisa ser responsabilizada! Aliás, quando foi a última vez que você encontrou com a sua, hein? Pois é! De todos os fatores que comprometem a atenção, a motivação é um dos mais importantes. Na maioria das vezes, a falta de concentração está ancorada na falta de motivação.

Neste caso, a estratégia é: odeia fazer relatórios mas precisa entregar um para o seu chefe? Reserve o período da manhã para realizar as tarefas que você não gosta. Assim, a sua mente está mais descansada e fica mais fácil se concentrar.

Quer alcançar a alta performance profissional e administrar melhor o seu tempo? Conheça o Método MD, o mais atual e moderno curso de Inteligência Emocional que existe no mercado que vai eliminar os obstáculos emocionais que barram seu sucesso!