Felicidade é uma busca universal. Para alguns, ser feliz é ter diversas experiências, muitos carimbos no passaporte e experimentar aquela sensação de liberdade com frequência. Para outros, porém, felicidade é ter estabilidade na carreira, uma casa confortável e muitos amigos.
Porém, seja qual for o sentido de felicidade para você, o grande equívoco que cometemos é: colocar toda nossa chance de ser feliz em acontecimentos externos.
Na verdade, quando acreditamos que o nosso bem-estar se encontra em fatores que não depende exclusivamente de nós, reduzimos drasticamente a chance de ser feliz de forma autêntica. Assim, ficamos ansiosos, estressados e deprimidos.
Felicidade é ser e não ter! Percebem a diferença?
No livro “Felicidade Autêntica”, de Martin Seligman, é possível ter contato com a Psicologia Positiva, um conceito que tem como premissa a capacidade do indivíduo em manter estados emocionais positivos diante das mais variadas situações.
Seligman discorre sobre como podemos desenvolver um vigor pessoal, e atingir níveis satisfatórios e sustentáveis de realização, alegria e significado.
Psicologia Positiva x Psicologia Clássica
Para Martin Seligman, a Psicologia Clássica não costuma focar nos fatores positivos da personalidade humana. O foco desta área de estudo é no sofrimento e nos distúrbios mentais e comportamentais.
Por esse motivo, Seligman passou a estudar, sob um ponto de vista científico, como a psicologia poderia auxiliar um indivíduo a construir uma realidade mais satisfatória.
O trabalho, então, é identificar características e traçar estratégias para cultivar e experimentar estados emocionais agradáveis durante períodos mais longos.
Depois de um estudo intenso e uma longa análise de diferentes culturas, Seligmam chegou em seis virtudes que estão presentes nas mais diversas sociedades e tradições:
• Saber e conhecimento
• Coragem
• Amor e humanidade
• Justiça
• Moderação e espiritualidade
• Transcendência
A proposta de seligman é a seguinte: a psicologia pode ser mais do que uma ciência que cura dores e males emocionais.
Por meio da psicologia positiva, é possível encontrar rotas para alavancar os níveis de satisfação, realização e bem-estar.
Trata-se de uma reflexão científica sobre as percepções que a humanidade tem sobre a felicidade e uma proposta para encontrar caminhos diferentes para alcançá-la. A autorresponsabilidade e o autoconhecimento são fundamentais neste processo. Quer desenvolver suas competências emocionais para ser feliz de forma autêntica? O Método MD, um treinamento que já transformou milhares de vida, é o que você procura!