Este post começa com uma reflexão: nos últimos dez minutos, quantas vezes você se desconcentrou do que estava fazendo pra checar seu celular? Quantas vezes seu pensamento se deslocou da realidade imediata e foi parar em algum acontecimento passado? Ou então projetou possíveis eventos futuros?
Se manter no momento presente e focar a atenção em apenas uma tarefa é um desafio? Se a resposta for sim, confira neste artigo como é possível desenvolver a atenção plena.
Afinal, o que é essa tal de atenção plena?
Nós nunca tivemos tantos estímulos para desviar nossa atenção na história da humanidade. Temos, literalmente, todo tipo de informação disponível na palma da nossa mão. Pode parecer incongruente, mas os mesmos instrumentos que nos aproximam são, muitas vezes, utilizados sem a cautela necessária. Toda essa tecnologia pode fazer com que a gente se perca no direcionamento dos nossos próprios pensamentos e emoções.
Por isso, o artigo de hoje irá falar sobre a meditação mindfulness ou atenção plena. Esperamos que este post te ajude a sair do piloto automático, melhore a administração do seu tempo e consiga te colocar no momento presente enquanto você realiza suas tarefas cotidianas.
Mindfulness, também conhecida como “atenção plena”, é um estado que surge quando fazemos um esforço consciente e colocamos atenção no momento presente.
A técnica atualmente chama atenção da comunidade científica, ganha cada vez mais espaço em universidades renomadas em todo mundo e respaldo científico. Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o número de publicações científicas sobre o tema saltou de 12, no início do anos 2000, para 674 em 2015. Certamente, todo esse interesse surgiu depois que o pesquisador Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts (EUA), elaborou um programa de redução de estresse baseado na técnica.
É um processo simples, que pode ser praticado por qualquer pessoa. Uma maneira de começar é parar por alguns instantes e prestar atenção na sua respiração! Experimente acalmar seus pensamentos e busque silenciar diálogos internos.
Principais benefícios do mindfulness
- Diminui os níveis de estresse
- Melhora a memória, a concentração e a capacidade cognitiva
- Desenvolve a capacidade para apreciar o momento presente
- Aumenta a autopercepção e o autoconhecimento
- Reduz hábitos nocivos que impactam seu desempenho
- Traz mais clareza sobre padrões emocionais limitantes
- Aumenta a performance intelectual
Você sente que o chegou o momento de eliminar a autossabotagem que te impede de alcançar seus objetivos e viver o momento presente? Conheça o Método MD, um curso transformador, capaz de romper padrões de comportamentos que escondem seu verdadeiro potencial.