Timidez é algo que faz parte da vida de muita gente. Essa dificuldade de se relacionar pode depender do ambiente que a pessoas esteja e se apresentar em maior ou menor grau.
Todos nós já começamos em um emprego novo ou enfrentamos lugares e pessoas desconhecidas. É perfeitamente normal ficar um pouco ansioso e inseguro até estar mais familiarizado e inserido no novo contexto.
Porém, se existe uma dificuldade contínua e intensa de entrosamento em ambientes diversificados é preciso atenção! Algumas pessoas chegam a evitar interações sociais o máximo que podem. Ir em uma festa ou algum evento pode gerar uma ansiedade tão intensa que pode ser um sintoma característico do distúrbio chamado fobia social. Que também é conhecido como ansiedade social.
Trata-se de algo muito diferente de uma timidez. A fobia social desencadeia um sofrimento que alcança níveis muito maiores e impacta a vida do indivíduo como um todo.
Quando a dificuldade de se relacionar vira um transtorno?
Quem sofre com a ansiedade social sente um medo intenso de qualquer situação que envolva exposição e, principalmente, o julgamento das outras pessoas. Existem alguns sintomas físicos ocasionados pela ansiedade, são eles:
- Palpitações e aumento dos batimentos cardíacos;
- Sudorese
- Tremor nas mãos
- Tensão muscular
- Tontura
- Dores de barriga
- Gagueira
Leia também:
Qual a origem do problema?
A dificuldade de se relacionar ou a fobia social são problemas multifatoriais. Eles podem ser desenvolvidos por conta de situações isoladas ou combinadas. Existem alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento deste distúrbio:
- Fatores genéticos e ambientais
- Experiências traumáticas como rejeição e maus tratos
- Educação muito rígida
- Pessoas muito perfeccionistas e inseguras
Na realidade, esse tipo de transtorno é algo que vai sendo desenvolvido durante a vida. E pode estar muito ligado com questões aprendidas durante a infância e a adolescência.
Como amenizar o problema e levar uma vida mais equilibrada?
Psicoterapia e tratamentos correlatos precisam ser considerados para tratar os sintomas da fobia social. Além dormir bem, técnicas de relaxamento e respiração são recursos importantes para atenuar os sintomas.
A fobia social afeta a qualidade de vida e pode levar ao isolamento e a solidão e por esse motivo é essencial procurar ajuda. Quer eliminar medos, inseguranças, traumas e mágoas profundas? O Método MD, o mais atual e moderno Treinamento de Inteligência Emocional do país, irá te ajudar!
Conheça e transforme sua vida!
Eu tenho quase todas as causas e efeitos não consigo me relacionar com mulheres não frequento ambientes com muitas pessoas a solidão é constante fora do trabalho o que eu posso fazer está doendo por dentro.
olá, espero que vc leia este comentário. Sei como vc se sente, sofri com todos os pontos descritos por vc até pouquissimo tempo atras. Em novembro do ano passado iniciei a psicoterapia. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Sete meses depois (data em que escrevo) consegui enfrentar muitas dessas situações que até então eram difíceis. Outras ainda são, mas já aparentam ser bem menos do que eram antes. Se puder, faça terapia. A melhora não é repentina, mas contínua, e sempre há espaço para evoluir. Saiba que vc nao esta sozinho nessa, muitas outras pessoas passam por isso, e você tambem vai conseguir dar a volta por cima.