A primeira impressão é a fica? Essa frase é ou não verdadeira? Como é possível agradar logo de cara? Será que existem estratégias para abrir caminhos e criar pontes com as pessoas que você acaba de conhecer? Confira este artigo e saiba como conquistar alguém em seis passos.
Bom, pelo visto sim: a primeira impressão é a que fica. Essa ideia não é apenas um dito popular. Trata-se de um conceito sustentado por profissionais de Ciências do Comportamento. Para eles, quando olhamos para alguém pela primeira vez, o cérebro criar milhares de associações e ativa um nível primário que busca identificar se essa nova pessoa é ou não alguém confiável.
Na verdade, assim que conhecemos alguém, de forma instintiva, procuramos saber se essa pessoa não representa uma “ameaça”. Neste momento, uma simples atitude – como um aperto de mão -, pode fazer toda a diferença. E, para que essa conexão e aproximação com o outro seja mais fluída, entender sobre linguagem corporal pode fazer toda a diferença.
Afinal, como causar boa impressão e conquistar alguém logo de cara?
Sorriso é um convite
Pessoas sorridentes ganham muitos pontos na hora de encantar. Afinal, um sorriso é capaz de deixar o ambiente menos retraído, conectar pessoas e, quando você sorrir, seu interlocutor tem mais chances de fazer o mesmo.
Não esconda suas mãos
Quando for conversar com alguém, não importa o ambiente: pode ser uma reunião de negócios ou um flerte em um restaurante, procure não esconder as mãos no bolso, atrás das costas ou embaixo da mesa. Ao mostrar as mãos, você passa confiança , abertura e honestidade.
Gesticular enquanto fala é uma boa maneira de fazer isso, sem exageros, é claro!
A arte de escutar!
Ser articulado e falar bem é fundamental, é óbvio. Porém, “escutar bem” é igualmente ou até mais importante. Todo mundo gosta de falar de si e quando alguém nos escuta com atenção e interesse, sentimos uma sensação de pertencimento. Por esse motivo, escutar o outro é fundamental para conquistar sua confiança.
Não cruze os braços
Cruzar os braços é algo muito comum quando conversamos. Porém, esse hábito precisa ser evitado. Isso cria uma espécie de barreira entre você e as outras pessoas e pode te fazer parecer distante e fechado.
Olhe nos olhos
Olhar nos olhos é algo imprescindível para passar confiança. O contato visual é importante para a aproximação. Porém, não forçe a barra! Ninguém gosta de ser encarado de maneira exaustiva. Portanto, encontre um equilíbrio. Especialistas dizem que o contato visual direto funciona bem por cerca de 60% do tempo que dura a conversa.
Inteligência emocional: uma importante aliada para causar boa impressão
Ao desenvolver suas competências emocionais, você passa a ter as ferramentas necessárias para desenvolver uma marca pessoal mais positiva. Afinal, lidar melhor com as próprias emoções aumenta a autoestima, diminui a insegurança e a timidez.