Para incluir mais saúde emocional na sua rotina, você não precisa – necessariamente -, meditar 1 hora por dia, ter um ano sabático, percorrer o caminho de Santiago ou subir o Himalia. Nada disso! A saúde emocional não está em feitos grandiosos! Ela pode ser acessível e é justamente essa a proposta deste artigo que, com estratégias simples, vai te ajudar a incluir no seu dia a dia momentos de descompressão!
Não terceirize sua saúde emocional, se responsabilize!
A estratégia número zero para incluir saúde emocional no seu dia a dia é barrar a tendência em terceirizar ou procurar culpados. Mas, o que isso significa? Que não importa o contexto que você esteja no momento. Muitas vezes a rotina acaba nos atropelando então facilmente encontramos uma lista imensa de desculpas para deixar pra depois algo que sabemos que precisa ser feito.
Exemplos: “Quando as coisas estiverem mais calmas no trabalho, vou me dedicar a uma atividade física”, “quando eu sair de férias, vou colocar o sono em dia” ou “Estou muito estressado esses dias e não consigo organizar minhas refeições mas, semana que vem vou me programar para ter uma alimentação mais saudável”.
Condicionar sua rotina sempre com o cenário externo é a receita mais certeira para cair na procrastinação e adiar o que deveria ser inadiável!
Coloque você em primeiro lugar na própria agenda
Quantas vezes na semana você acorda, olha pro celular e já começa a responder o chefe, a tia, o cliente, o grupo de pais da escola dos filhos e por aí vai…?
Quando você percebe, já passou do meio dia e você não parou pra olhar minimamente pras coisas que você não pode delegar como: fazer exercícios, tomar um café da manhã com mais calma, ler algo que seja importante (ou que seja “apenas” interessante) que certamente vai te agregar de alguma maneira.
Antes de responder todas as demandas do mundo lá fora, procure sempre reservar um tempo pra você! Nem que seja apenas 20 minutos da sua manhã!
Leia também:
Impor limites: um guia prático para exercitar essa competência!
Produtividade tem hora!
Chega o final de semana e, em vez de descansar, você faz uma lista imensa de coisas que precisam ser feitas e mesmo quando termina de riscar tudo da sua lista de to do’s e pode, finalmente, descansar vem aquela culpa por estar “fazendo nada”?
Afinal, você poderia estar usando esse tempo para assistir um filme super conceituado e ampliar sua bagagem cultural ou poderia aproveitar pra ler um livro super conceituado para ser considerada uma pessoa muito interessante. Sim, poderia! Mas, o ócio também precisa ser contemplado. Mais do que isso: precisa ser respeitado! Fazer nada limpa a menta, cria espaço e é fundamental pra uma rotina saudável e equilibrada!
Portanto, aprenda a descansar sem culpa! Lembre-se: você não é uma máquina!
muito bom, os conselhos soa para recordar