Apesar de normal e benéfica, já que a ansiedade nos prepara para enfrentar desafios e perseguir nossos objetivos, quando gera sofrimento excessivo e interfere na vida afetiva, social e profissional, é preciso ser levada a sério.

De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está no topo da lista dos países com mais casos de ansiedade. Cerca de 9% da população brasileira sofre com esse transtorno. As mulheres são maioria: são três para cada homem ansioso.

Diferente do medo, que é uma resposta a uma ameaça real, a ansiedade é um sentimento exagerado a uma situação irreal percebida como ameaçadora e normalmente acompanhada de sintomas como:

  • Constante tensão e irritabilidade
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Falta de concentração
  • Medo constante
  • Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
  • Preocupação exagerada em comparação com a realidade
  • Insônia

Algumas técnicas que podem ajudar como ser uma pessoa menos ansiosa

  1. Pratique atividades físicas – a prática regular de exercícios eleva a produção de serotonina que traz aquela sensação de prazer.
  2. Reduza o nível de estresse – pratique a mindfulness. Esta técnica pode contribuir para o alívio dos sintomas, já que se dá através de técnicas de meditação e isso permite maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.
  3. Conviva mais com quem ama. Estar próximo a pessoas queridas é essencial para nosso emocional.
  4. Sorria mais: rir de si mesmo e com amigos, faz bem para a cura emocional, relaxa e diminui a ansiedade.
  5. Escreva sobre seus sentimentos. Essa técnica poderá ajudar a focar os pensamentos e a controlar a ansiedade.
  6. Crie uma playlist com suas músicas preferidas. É a musicoterapia. Quem canta seus males espatanta, lembra?
  7. Respire fundo: no momento da crise, respirar profunda e calmamente poderá aliviar os sintomas. Enquanto respira, fechar os olhos e se ver em um local agradável fará com que acalme os sintomas.
  8. Organize-se: quanto mais desorganização, mais ansiedade. Crie o hábito de planejar a sua rotina e sentirá mais tranquilidade para realizar tarefas a partir de um cronograma.
  9. Controlar a qualidade do sono é essencial. Evite bebidas com cafeína pelo menos quatro horas antes de dormir.
  10. Fortaleça o autoconhecimento: conhecer e saber respeitar seus limites e ter total aceitação de si próprio é saber respeitar seus limites.

 

O desenvolvimento da Inteligência Emocional melhorará sua autoestima e, a partir disso, você irá aprender a agir sem culpa e sem medo do futuro. Dissolva crenças limitantes e padrões de comportamentos tóxicos com um treinamento que já transformou milhares de vidas!