Como se comportar em uma entrevista de emprego não é uma dúvida apenas de jovens no início de carreira. Muitas pessoas precisam lidar com a insegurança que um primeiro encontro profissional pode ocasionar. Quem nunca ficou ansioso antes de uma entrevista de trabalho? Afinal, temos pouquíssimo tempo para causar a famigerada primeira impressão. E, sim…Ela conta muito!
Para entender mais sobre isso, leia este artigo
Considerando que você tenha lido o artigo recomendado acima, além de sorrir na medida, olhar nos olhos e evitar esconder as mãos, existem outras estratégias que podem te destacar nesse momento!
3 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego
Fale sobre você…Mas não abuse!
É bastante provável que a conversa comece com a famosa pergunta: “ me conta um pouco sobre você”. E, nessa hora, lembre-se de ser preciso e sucinto. Não existe a necessidade de falar sobre tudo o que você fez na vida profissional. Em vez disso, prepare uma fala mais rápida e atraente. Afinal, em um processo seletivo, o recrutador precisa entrevistar uma série de candidatos, portanto: capriche nessa resposta. Um boa dica é terminar contando como sua última experiência foi crucial para te preparar para esse novo cargo que você deseja assumir.
Mostre o quanto você quer a vaga
Falando sobre o cargo que você pretende, é bom ressaltar que os recrutadores procuram pessoas que tenham paixão pelo trabalho. Por isso, fale sobre a sua vontade em fazer parte do quadro de funcionários e o porquê você deseja essa vaga disponível.
Uma boa dica é falar sobre os pontos em que sua personalidade e o escopo do trabalho se esbarram. Exemplo: “sou uma pessoa comunicativa e adoro o contato com as pessoas, por isso essa vaga de atendimento ao público me atrai tanto”.
Fale a verdade e não o que você imagina que seu recrutador quer ouvir
É nessa hora que muitos profissionais erram…E erram feio. Ser sincero na hora de uma entrevista de trabalho é crucial. Isso significa dosar muito bem a medida no momento de expor quais são os seus pontos fortes e quais são os seus desafios atuais. Procure escolher as características positivas que sejam relevantes para a função que você pretende atuar. E, em contrapartida, exponha seus desafios e fale e o que você anda fazendo para melhorar nesse aspecto.
Se você deseja potencializar as suas competências profissionais, conheça a Formação em Inteligência Emocional Sistêmica. Com ela, você irá agregar competências emocionais que são fundamentais nos dias de hoje e, assim, elevar sua performance e resultados profissionais.