Uma rotina de treinos bem definida e alimentação adequada são fundamentais para conquistar a alta performance no esporte. Além disso, ter controle emocional e saber realizar uma gestão coerente das emoções na hora de competir é, sem dúvida, um aspecto decisivo.
O bom desempenho esportivo está intimamente ligado ao controle emocional e a capacidade em monitorar e direcionar a ansiedade e o estresse. Além disso, funciona como fator chave para:
- Concentração
- Controle do nível de ansiedade
- Não se deixar abater pela pressão
- Reduz os efeitos da fadiga
- Aumenta o desempenho físico
Por maior que seja sua habilidade técnica, a falta de inteligência emocional irá afetar o desempenho de qualquer atleta e pode comprometer diversas funções. Entenda como age o descontrole emocional na prática esportiva:
- Afeta o foco
- Compromete o equilíbrio
- Gera tensão, o que pode comprometer a execução os movimentos
- O atleta tem mais dificuldade em lidar com situações críticas e adversidades
Confira também:
Como atingir a alta performance no esporte que você pratica?
Exercitar o controle emocional precisa fazer parte da rotina de qualquer atleta. E não vale lembrar dele apenas antes das competições. Trata-se de um processo contínuo. Confira as principais habilidades que fazem toda diferença:
Motivação
A automotivação só existe quando o atleta consegue se conectar com seu propósito. Para obter sua melhor performance, é preciso aprender a canalizar as emoções e, assim, se aproximar das suas metas. Ao se conectar com seus objetivos finais e seu real propósito, é possível criar um envolvimento maior com todo o processo: rotina de treinos, alimentação e competições. Dessa forma, fica mais fácil evitar distrações e aumentar a capacidade de foco.
Autoconhecimento e autocontrole
A pressão existe, não adianta. Então é preciso estar preparado para ela. Ao iniciar um processo de autoconhecimento, o atleta passa a ter uma percepção corporal e comportamental ampliada . Isso gera uma espécie de “blindagem” que irá protegê-lo nos momentos de tensão.
Ao entender como suas emoções agem, é possível saber a melhor maneira para lidar com elas. Isso permite um controle maior de todas as respostas do organismo como o medo, a irritabilidade e a ansiedade. Mais do que isso: é possível canalizá-las para um melhor rendimento.
Autoconfiança
Por qual motivo você entra em uma disputa? Confiar na sua capacidade e habilidade é essencial não só para eliminar ansiedade, mas para competir de uma maneira saudável. Ou seja: pelo esporte em si e não pela autoafirmação.
A relação entre Inteligência emocional e a alta performance
Ao desenvolver suas competências emocionais, o atleta passa ter total controle sobre aspectos decisivos para conquistar a alta performance no esporte. Quer descobrir como controlar suas emoções e, assim, aumentar seu rendimento de forma considerável? Venha para o Método MD, um treinamento estimulante baseado em cinco pilares: confiança, coragem, comprometimento, responsabilidade e resultados.