O termo mindset pode ser traduzido como programação mental. Trata-se do conjunto de crenças e pensamentos que são responsáveis por determinar como nos sentimos e comportamos.
E, é claro que a maneira como você pensa impacta seus resultados nas diferentes áreas da sua vida, seja positiva ou negativamente. O cérebro é uma máquina responsável por registrar todas as situações cotidianas. Esses momentos despertam certos sentimentos que viram crenças e moldam todas as nossas ações.
O mindset é a configuração da mente. Parece algo complexo? Na verdade, nada mais é do que o tipo de mentalidade que cada indivíduo tem sobre as situações cotidianas. É a maneira como organizamos os pensamentos e a forma como encaramos a vida.
O nosso mindset pode gerar consequências positivas, negativas ou neutras. A autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, Carol S. Dweck, diz que mindset retrata não só a maneira como vemos os acontecimentos ao nosso redor, como também as respostas que damos a eles.
Ainda segundo ela, existem dois tipos de mind set:
Mindset fixo
A crença que suas características são inatas, constantes e imutáveis
Mindset crescente
A crença de que habilidades podem ser desenvolvidas com tempo e dedicação.
Afinal, como modificar meu mindset?
A conta é bastante simples: crenças arraigadas geram pensamentos. Já os pensamentos ficam responsáveis por criar sentimentos. Esses sentimentos dão origem a determinadas ações. Por fim, essas ações vão determinar seus resultados.
A boa notícia que temos para você no artigo de hoje é que é possível alterar seu mindset quando você passa a identificar pensamentos fixos e passa a substituí-los por pensamentos crescentes. Isso faz com que você crie o entendimento necessário para desenvolver confiança e motivação, peças fundamentais para obter resultados de sucesso.
Se você deseja eliminar a autossabotagem, medos e bloqueios emocionais que impedem que seus resultados sejam satisfatórios, conheça o Método MD. O treinamento de Inteligência Emocional mais atual e dinâmico do País.