Afinal, como usar bem o tempo? Essa pergunta me causou uma reflexão: somos uma espécie engraçada! Repare: temos a plena consciência de que vamos morrer. Sabemos que o nosso tempo é limitado e, mesmo assim, criamos um certo distanciamento dessa certeza e esquecemos que existe um prazo para todos nós.
O escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella, tem uma reflexão sobre esse tema que vale ser ressaltada neste artigo:
“Você e eu sabemos que vamos morrer um dia. Desse ponto de vista, não é a morte que me importa, porque ela é um fato. O que me importa é o que eu faço da minha vida enquanto a minha morte não acontece para que essa vida não seja banal, superficial, fútil, pequena.”
Nesse sentido, quando percebemos que a nossa existência possui um prazo, entendemos a necessidade de incluir mais propósito em todas as nossas ações. Sejam elas pessoais ou profissionais.
Afinal, o tempo é o principal recurso que nós temos. Emprego, saúde, relacionamentos…Tudo isso pode ser resgatado, recuperado. Agora o tempo que passou, simplesmente passou.
Como usar bem o tempo em 3 passos
Questione-se
A estratégia número zero para gerenciar seu tempo de maneira mais eficaz é questionar-se. O que você realmente deseja realizar na sua vida?
Organize!
Estabeleça metas, tenha uma agenda, faça listas com as suas prioridades e determine um tempo específico para cada tarefa.
Identifique os sabotadores internos
Quantas vezes na vida você disse: “eu não tenho tempo (ou dinheiro) para me dedicar ao que eu realmente amo” ou então “ não é o momento certo”. Todos nós carregamos uma certa tendência em encontrar “culpados”, sejam pessoas, situações ou qualquer outro fator externo. Assim fica mais fácil justificar todos os adiamentos, não é? Porém, a realidade é que todos essas desculpas são muros que criamos para continuar seguros na zona de conforto.
Esse local tido como “seguro” é na verdade uma prisão emocional. Você até pode mudar a disposição dos móveis, mudar a cor das paredes, pendurar um quadro, acender um incenso…Ainda sim será um cárcere que te limita e impede que você viva experiências incríveis. Portanto, fuja dela!
Já pensou em unir carreira profissional com propósito de vida?
E se você desenvolvesse as habilidades necessárias para atuar como um multiplicador de uma competência cada vez mais necessária nos tempos em que vivemos? Com a Formação em Inteligência Emocional Sistêmica, você estará apto para atuar como um especialista em comportamento humano. Impulsione sua carreira e impacte outras vidas!