São muitos os motivos que podem levar a uma traição: falta de interesse, comunicação, cansaço da rotina, necessidade de autoafirmação, insegurança ou até mesmo a forma que a pessoa aprendeu a se relacionar.
Outra coisa: ninguém está imune à paixão. Ela pode acontecer e isso não significa, necessariamente, falta de caráter ou uma vontade consciente de magoar o paceiro.
Porém, a dor da traição costuma ser aguda! E, às vezes, chega a ser comparada por algumas pessoas com a dor do luto. Isso porque, de certa forma, representa figurativamente a perda de alguém que você idealizada e que deixa de ser como você moldou.
Porém, como em todo trauma, é preciso um esforço consciente para se recuperar. O objetivo deste artigo não fazer nenhum juízo de valor.
Talvez, trair se tornou mais um comportamento banal ou seja apenas um mecanismo de proteção. Isso é muito relativo e costuma variar de acordo com cada pessoa.
Mas afinal, o que fazer se houver uma traição?
Cabe a você – e apenas a você – decidir o que fazer neste momento. Perdoar? Terminar?
Neste momento é preciso fazer um balanço de tudo e ponderar.
Insistir em um relacionamento que já acabou é continuar vivendo infeliz por opção. O fim de um relacionamento é muito triste, mas, depois disso, existe um recomeço e um leque de possibilidades aberto para você. É necessário colocar a sua felicidade em primeiro lugar. E algumas vezes isso significa se despedir e abrir espaço para o novo.
Mas, se ainda existe amor, é possível tentar corrigir os empecilhos e o casal pode traçar uma nova rota.
Como se recuperar de uma traição
Apesar de ser extremamente doloroso sentir-se enganado. É importante entender que todos nós somos passiveis de erros e de momentos de fraqueza. E quanto maior for o julgamento sob o outro, mais longe ficamos de superar e de nos libertar dessa dor.
Apesar de não ser capaz de mudar os acontecimentos passados, o perdão ajuda a transformar o significado que você coloca no acontecimento. Não perdoar significa também guardar e nutrir sentimentos negativos que geram desequilíbrios físicos e emocionais e que podem agravar mais ainda o sentimento de dor e sofrimento.
Superar uma traição é muito mais do que apenas deixar o orgulho de lado; é conseguir olhar para o ser humano e enxergar que existe uma razão por trás de seu comportamento, e entender que por mais doloroso que seja, é um processo que te ajuda a evoluir.
É preciso perdoar para se libertar de suas dores emocionais e das histórias que lhe trazem dor. Mais do que o outro, também é necessário se perdoar: pare e pense no quanto você se condena acreditando que tem responsabilidade sobre as mais variadas situações.
Traição tem cura, principalmente se você decidir tomar atitudes positivas depois que descobrir a infidelidade. Não deixe que as mágoas e angústias tomem conta da sua vida, siga em frente! Siga firme, de cabeça erguida, corajoso, resiliente e acreditando em você e na sua felicidade.
Se você está com problemas no seu relacionamento e deseja melhorá-lo ou então quer recomeçar e não sabe como fazer isso, conheça o Método MD! Dê o primeiro passo para transformar a forma como você se relaciona!