Pode ser difícil reconhecer a depressão. Muitas vezes, as pessoas entendem o transtorno como uma “fraqueza” ou uma frescura. E, por um estigma cultural, o problema pode ser relacionado à uma certa vulnerabilidade feminina. Por esse motivo, a depressão masculina pode agir de maneira silenciosa e muitos homens acabam não procurando ajuda por vergonha.
Em muitos casos, os homens que sofrem de depressão sequer conseguem identificar ou admitir que estão com o problema. E esse estigma social pode ocasionar um agravamento do quadro.
De uma maneira geral, a depressão é considerada a principal doença responsável por afastar as pessoas das suas funções profissionais em todo mundo.
Para alguns estudiosos, a depressão é mais comum entre as mulheres. Mas, os médicos ponderam: na realidade, o número entre o público feminino é maior por conta da dificuldade que os homens têm em admitir certos sintomas.
Outro ponto é que a manifestação da doença pode ser diferente no organismo masculino e isso causa mais dificuldade no diagnóstico. Muitas vezes, as crises de choro e o sentimento de tristeza constante – típicos do distúrbio -, são substituídos pela agressividade. A irritabilidade e problemas físicos como enxaquecas e dores estomacais também podem se manifestar.
Principais sintomas da depressão masculina
- Insônia
- Dores musculares
- Cansaço
- Queda brusca na produtividade
- Dificuldade de atenção
- Estresse, ansiedade e agressividade
- Abuso de álcool, nicotina ou drogas
- Disfunção sexual
A importância da inteligência Emocional na prevenção da depressão
A depressão pode ter causas orgânicas e também ser desencadeada por fatores externos e circunstâncias específicas. Ao desenvolver a Inteligência Emocional, é possível ampliar a capacidade em administrar a pressão do cotidiano, o estresse e a ansiedade.
Ao entender melhor as próprias emoções e como elas agem no seu organismo, você passa a criar certas habilidades para driblar e ressignificar acontecimentos desconfortáveis. Quer adquirir as competências necessárias para levar uma vida mais saudável e, dessa forma, prevenir a depressão e outros distúrbios relacionados? Conheça o Método MD e transforme sua vida.