A Teoria das Inteligências Múltiplas, criada pelo neuropsicólogo Howard Gardner e publicada no início da década de 1980, ganhou uma certa popularização nos últimos anos. Ela traz uma nova abordagem com uma visão mais dimensional sobre a inteligência (ou melhor: as inteligências – no plural!).
Em seu livro “As estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas”, Gardner propõe sete tipos distintos de inteligência. Mais tarde, foram acrescentadas mais dois tipos. Em linhas gerais, o estudo faz um questionamento sobre as formas estreitas que costumam atribuir um valor numérico para o desempenho de um indivíduo, seja no contexto escolar e acadêmico, quanto na carreira em si.
Para o autor, essa métrica não é suficiente para descrever as diversas habilidades e estilos de inteligências. Com isso, podemos constatar que uma criança muito boa com números e cálculos não é, necessariamente, mais inteligente do que outra que se destaca nas habilidades esportivas, por exemplo. São inteligências distintas.
Todos nós possuímos características e potencialidades para uma – às vezes, até mais de uma – área específica. Por exemplo: um brilhante trompetista pode ter apresentado muitas dificuldades em disciplinas como física, química e biologia. Ou então um cirurgião renomado, pode ter sido reprovado na escola por conta da gramática.
A teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, que mais tarde foi endossada por Daniel Goleman – reconhecido internacionalmente como o “pai” da Inteligência Emocional” -, fala sobre os talentos natos que precisam ser incentivados e desenvolvidos.
Mas, afinal, quais são as Inteligências Múltiplas?
Inteligência Espacial
A Inteligência espacial é a facilidade de pensar em três dimensões. Nos pequenos, esse tipo de inteligência pode ser observada quando existe uma facilidade em brincadeiras que exijam montar e desmontar coisas e um interesse por quebra-cabeças e labirintos, por exemplo.
Inteligência Linguística
Aqui o talento é expressado por meio das palavras. Em um primeiro momento as faladas e, mais tarde, com a escrita. As crianças que apresentam essa habilidade se expressam de forma mais fluída, cativante e coerente. Geralmente se interessam por histórias, contos e jogos de palavras.
Inteligência Corporal (ou cinestésica)
Geralmente são crianças bastante ativas que adoram correr, praticar esportes e dançar. É muito comum que esse tipo de inteligência seja uma das mais “negligenciadas” pelos mais tradicionais sistemas de ensino. Afinal, os pequenos precisam permanecer parados durante longos períodos na escola e, para elas, aprender significa estar em movimento – já que é essa a sua principal forma de expressão.
Inteligência Lógico-matemática
Esse tipo de habilidade é percebida em pessoas que conseguem resolver problemas de forma lógica e apresentam uma grande intimidade com números e operações matemáticas. Durante a infância, costumam ser observadoras e gostam de jogos de adivinhações, fazer experimentos e tudo que envolve decifrar códigos.
Inteligência Musical
Uma parcela considerável da população gosta de música. Uns mais, outros menos. Tem gente que prefere certos tipos de ritmos e estilos que não vão agradar, necessariamente, um outro grupo. Mas, a música quase sempre está presente na rotina das pessoas.
Porém, existe um grupo que possui uma habilidade para criar e executar obras musicais.
As crianças que fazem parte deste grupo, costumam gostar de brincadeiras que envolvam canções e é possível perceber que elas ficam mais concentradas e relaxadas com esse tipo de estímulo.
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Inteligência Naturalista
Apresentam muita curiosidade sobre o meio ambiente, os animais e possuem uma capacidade maior em compreender fenômenos e padrões da natureza. As crianças desse grupo gostam de lugares ao ar livre. Para incentivá-las é legal investir em brincadeiras que envolvam cultivar uma horta, conviver com animais de estimação ou então a observação de insetos e plantas. É bastante possível que queiram seguir carreiras como biologia, veterinária, geologia ou agronomia.
Inteligência Existencial
Esse tipo de inteligência costuma ser encontrada em cientistas sociais, antropólogos e filósofos. Geralmente possuem um olhar profundo e sensível sobre questões da própria existência e o sentido da vida. Ela pode ser observada em crianças que desde muito cedo desenvolvem um olhar atento sobre a dinâmica da sociedade e da vida em geral. Costumam ser curiosas e questionadoras.
Inteligência Interpessoal
É a habilidade para entender e conviver com outras pessoas. Esse grupo de pessoas possui uma sensibilidade mais apurada sobre as emoções e humor do outro. Costumam ser empáticas e têm uma jogo de cintura maior nas relações. As crianças que apresentam inteligência interpessoal, sentem-se bem em grupos e prezam por brincadeiras coletivas, além de um talento maior para evitar e gerir conflitos.
Inteligência Intrapessoal
Têm uma capacidade maior de compreensão sobre si mesmo um entendimento natural sobre as próprias emoções. Pessoas com esse tipo de inteligência possuem um interesse sobre tudo que leve ao autoconhecimento. Além disso, costumam ser mais introspectivas e vivem no momento presente. Nas crianças, esse tipo de inteligência pode ser observada quando existe uma tendência em preferir brincar e estudar sozinhas. Elas costumam ser mais independentes e criativas. Brincadeiras que estimulam a concentração e autoconhecimento são muito indicadas.
Estou com um problema muito sério com o meu filho. NÃO estuda desde os 13 anos.