Você já ouviu falar das tais soft skills? Se sim, ótimo! Se não, saiba que elas são as habilidade consideradas indispensáveis para o futuro! Talvez você esteja se perguntando neste momento: ” tá, mas e meu segundo idioma, MBA e a ampla redes de contatos que conquistei? É claro que tudo isso conta (e conta muito) como importantes diferenciais. Mas, já não é o suficiente! Entenda neste artigo!
Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado no início de 2019, entramos (definitivamente) na era das soft skills! Mas, o que isso significa?
As softs skills são habilidades encontradas em profissionais que sabem se reinventar! Eles são adaptáveis, empáticos e possuem um senso de colaboração aflorado. São as características que nos diferenciam da inteligência artificial e que vão garantir a nossa empregabilidade com o avanço da automação.
Leia também
Cada vez mais, as empresas têm usado as soft skills como critério na hora de contratar. No século 19, o bom profissional se destacava pela seu vigor físico. Já no século 20, essa habilidade foi substituída pela capacidade cognitiva, ou seja: o cérebro foi o protagonista. Hoje, no século 21, as competências emocionais reinam absolutas quando falamos e sucesso na carreira.
As 10 soft skills que estão na crista da onda
Confira quais são as habilidades indispensáveis para o futuro, de acordo com o Fórum Econômico Mundial:
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Gestão de pessoas
- Resolução de problemas complexos
- Coordenação
- Inteligência emocional
- Capacidade de julgamento e tomada de decisões
- Orientação para servir
- Negociação
- Flexibilidade cognitiva
Como esse prognóstico, fica fácil supor que muitos profissionais vão precisar desenvolver essas habilidades o quanto antes. Neste cenário, podemos perceber que especialistas emocionais são, cada vez mais, requisitados por empresas e pessoas em todo mundo! Você deseja se destacar e desenvolver as habilidades indispensáveis para o futuro?
Conheça a Formação em Inteligência Emocional Sistêmica e prepare-se!