Procrastinar sempre fez parte da configuração humana. Segundo um estudo da Universidade de Colorado, nos EUA, essa tendência está nos nossos genes.

Mas, é indiscutível: nunca antes na história fomos tão tentados a perder o foco. Se você tem um smartphone, meu caro, você tem uma lista com vários sabotadores de foco em potencial.

A tecnologia é responsável por avanços incríveis na comunicação e as facilidades são imensas. Mas, como tudo (ou quase tudo) possui um efeito colateral. Neste caso, é a procrastinação. E pior: mais que um simples efeito colateral passageiro, procrastinar pode se tornar um vício!

Confira este artigo e entenda como reverter isso!

Confira 4 maneiras para parar de procrastinar

Primeiro passo: identifique os porquês

Você precisa realizar determinada tarefa, caso não faça, sabe que será consumido pela culpa e, mesmo assim, protela o quanto pode. Neste momento, busque identificar os motivos: você está desmotivado ou apenas cansado?

A dificuldade em manter o foco vem de outra área da sua vida? Antes de qualquer coisa, é fundamental que você identifique a raiz da procrastinação. Assim, você pode buscar as soluções mais adequadas para quebrar este ciclo.

Multitarefa: uma grande falácia

Não conseguimos executar duas tarefas que demandam atenção ao mesmo tempo. É fisiologicamente impossível. Por isso, faça uma lista de tarefas de acordo com a urgência e faça uma coisa por vez.

Leia também:

O que a qualidade de vida no trabalho diz sobre a sua inteligência emocional?

Comece!

Pode parecer óbvio mas o cérebro tende a nos lembrar continuamente sobre as tarefas inacabadas. Isso gera uma certa tensão na mente, que só pode ser aliviada quando a pendência estiver concluída.

Mindfulness

Você pode entender melhor sobre Mindfulness neste artigo e treinar sua atenção plena. Estar no momento presente é fundamental para se manter focado e se dedicar de forma integral no que você se propôs a fazer.