Em Abril comemoramos o dia internacional da educação e, por esse motivo, vale lembrar que educar não é uma responsabilidade apenas da escola. Ensinar jovens e crianças vai muito além das esferas cognitivas e incentivar conhecimentos técnicos.
É preciso estimular outros aspectos como:
- Cidadania
- Senso de propósito
- Como ter relacionamentos saudáveis
- Como encarar desafios de forma mais criativa
- Capacidade para ser empático e resiliente
- Se comunicar de forma assertiva
No artigo “Qual a importância das competências socioemocionais nas escolas?”, reforçamos o papel crucial dos professores. Porém, no texto de hoje vamos falar sobre como reproduzir essa mesma abordagem no ambiente familiar.
Afinal, as competências emocionais dos pequenos precisam ser estimuladas de maneira integrada. Neste contexto, pais e professores precisam estar alinhados.
Mas, como podemos estimulá-las no dia-a-dia?
Confira 4 dicas para ensinar habilidades socioemocionais para as crianças
Tédio e a tristeza não são apenas “coisa de gente grande”
A maioria dos pais têm a tendência em minimizar as emoções dos seus filhos, principalmente as negativas. Sem perceber, podemos tratar uma crise de ciúmes com uma certa ironia, momentos de raiva podem ser atenuados com repressão e o tédio “ludibriado” com um jogo novo no tablet.
Dessa forma, os pais perdem a oportunidade de ensinar sobre autoconhecimento. Muitas vezes, as crianças têm dificuldade em verbalizar o que estão sentindo, neste momento os pais precisam estar atentos para ajudar os filhos a se conhecerem.
Um exemplo: seu filho acaba se machucando e ralando o joelho durante uma brincadeira. Ao vê-lo chorando, você imediatamente corre para ajudá-lo e dispara: não foi nada! Inconscientemente, a criança entende que é preciso reprimir a dor que está sentindo.
Estimule a resiliência
Zelar pelo bem-estar dos filhos não significa poupá-los de situações desconfortáveis, porém importantes para sua formação e desenvolvimento.
Pequenas frustrações como entender que não é possível comer batata frita em todas as refeições ou ficar durante horas jogando vídeo game não farão dos seus filhos crianças infelizes. Ao contrário: os prepararão para situações em que terão que ser pacientes e tolerantes.
Lapide a generosidade
Ensinar a importância de dividir é algo fundamental para garantir relacionamentos saudáveis durante a vida adulta. Envolva as crianças em ações como troca e doações de brinquedos ou então incentive que eles dividam suas coisas com irmãos e colegas.
Ofereça uma visão mais ampla sobre o mundo
Muitas vezes, a rotina atribulada impede com que novas atividades sejam incluídas no dia-a-dia. Porém, procure formas para estimular novas experiências na vida da criança.
Ensinar de forma lúdica sobre outras culturas, pensar em novas brincadeiras, ensinar uma receita culinária… Existem diversas formas para desenvolver a visão de mundo dos pequenos e mostrar que a vida é ampla e repleta de oportunidades.
Bom dia. Achei válido o texto porque coloca questões diárias entre pais e filhos. Obrigada.