Vivemos em uma época de intensas transformações e já não é uma novidade que para conquistar o sucesso (não só profissional, mas como individuo de maneira geral) é importante ir além de conhecimentos técnicos e cognitivos.
Para conquistar a tão almejada realização, é importante saber como realizar problemas de forma criativa, ser resiliente perante os desafios e ter uma postura ética.
Neste contexto, as escolas cumprem um papel fundamental: preparar seus alunos não só para passar no vestibular e construir uma carreira, mas também desenvolver o lado emocional e psicológico, construir indivíduos responsáveis e que entendam seu papel na sociedade.
Mas como fazer isso? Confira este artigo e entenda melhor!
Afinal, o que são competências socioemocionais?
Competências socioemocionais são habilidades que permitem que o indivíduo se desenvolva de forma integral e conquiste o sucesso de forma consciente, responsável e saudável.
Quais são as principais competências socioemocionais?
Habilidade para se comunicar
Conseguir escutar, compreender e passar adiante as informações recebidas. Bem como falar de forma coesa.
Senso de colaboração
Compartilhar problemas, tarefas e desafios e ter empatia para entender a dificuldade do outro.
Atenção plena
Capacidade para estar focado no momento presente
Coragem
Coragem é agir com o coração. Para isso, é preciso estar alinhado com seus reais objetivos e, assim, ter um posicionamento firme em busca do que você deseja.
Resiliência
Saber lidar com o fator surpresa, bem como com os desafios que surgem pele caminho sem renunciar ao seu objetivo final.
Curiosidade
Uma mentalidade aberta, que está sempre atenta ao novo e deseja aprender e explorar novas possibilidades.
Liderança
Liderar é construir relações éticas e estar preocupado em agir em conjunto para conquistar determinado objetivo. Formar líderes é algo fundamental para uma sociedade mais justa e mais funcional.
Ética
Princípios sólidos precisam nortear a forma como as pessoas tomam suas decisões. Afinal, é importante ter em mente que cada atitude interfere no macro. U seja: na sociedade como um todo.
Inteligência Emocional: o futuro nas escolas
A Inteligência Emocional se faz cada vez mais importante em cada etapa da formação e educação de jovens e crianças. Assim, é possível garantir uma sociedade com indivíduos mais equilibrados, realizados e livre de transtornos tão incapacitantes como a depressão e a ansiedade.
Muito bom o teor desse texto, porque há pais e profissionais que não o valor necessário ao desenvolvimento dessas habilidades e muitas vezes não identificam o comportamento da criança em questão.