Você sabia que certas emoções podem gerar doenças psicossomáticas? A ansiedade, tão comum entre a população contemporânea, pode ocasionar desde problemas dermatológicos até doenças cardiovasculares, por exemplo.
O equilíbrio emocional é um dos pilares para conquistar mais saúde e bem-estar. Por isso, o artigo de hoje será sobre a bioquímica das emoções e como isso pode afetar a sua saúde.
Afinal, o que são doenças psicossomáticas?
Doenças psicossomáticas ocorrem quando o corpo físico passa a manifestar disfunções por conta de instabilidades emocionais.
Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que foi realizado em 15 cidades, apontou que cerca de 20% dos pacientes apresentavam no mínimo seis sintomas que não podiam ser explicados de forma clínica.
Esses sintomas, por sua vez, costumam aparecer em indivíduos com altos níveis de estresse e ansiedade. Funciona como um alerta do próprio organismo para avisar que algo está errado.
Essas manifestações físicas sinalizam que existem questões internas que precisam ser entendidas. Tais como: emoções em excesso ou em deficiência, dificuldades comportamentais para reagir em determinadas situações e resistência às mudanças.
A ciência nos mostra que a cada variação de humor “ moléculas da emoção” são despejadas no organismo. Os neurologistas apontam que essas moléculas afetam os receptores presentes nas células.
Candece Pert, cientista de Harvard, diz que essas moléculas liberadas no corpo assumem um papel de instruir as nossas células. Segundo ela, cada emoção tem uma espécie de assinatura bioquímica.
Exemplo: uma pessoa que vive estressada, apressada e ansiosa, acaba produzindo muito cortisol. Com o tempo, isso pode acabar gerando problemas no aparelho digestivo, doenças cardíacas e até Alzheimer.
Já a ocitocina (hormônio associado ao amor, afeição e empatia) é considerada como antagônica ao cortisol. Por conta disso, é responsável por nos proteger de certas doenças. Afinal, quando liberada, ela diminui os níveis de cortisol e a agressividade.
A Inteligência Emocional funciona como uma blindagem contra doenças psicossomáticas
O desenvolvimento da Inteligência Emocional nos prepara para identificar e saber como lidar com as emoções. Assim, é possível entender as causas emocionais de certos problemas de saúde e o que aquela disfunção no organismo está sinalizando.
Dessa forma, fica mais fácil identificar as crenças limitantes e os padrões nocivos para sua saúde emocional e física.
Quando um indivíduo se apega em sentimentos como raiva, tristeza e frustração, essas emoções acabam ganhando cada vez mais espaço no organismo e podem gerar doenças.
Venha desenvolver sua Inteligência Emocional no Método MD! Um treinamento que irá auxiliá-lo na conquista de uma vida mais harmônica e saudável.