Existem poucas coisas mais tóxicas para a carreira de qualquer profissional do que a insegurança. O medo de fracassar, não dar conta de determinada demanda e de ser exposto pode comprometer o sucesso e a evolução na carreira.
Podemos classificar a insegurança em duas categorias principais:
A insegurança pontual
Trata-se de um estado momentâneo que todo profissional irá passar pelo menos uma vez na vida. É aquela insegurança que resolve dar o ar da graça quando se é promovido, muda de emprego ou até mesmo de área. Em suma: é quando o indivíduo sai da sua zona de conforto para enfrentar outros desafios.
A insegurança contínua
Porém, existe também a insegurança que mais parece um saco sem fundo. Ela é persistente, costuma ser intensa e raramente dá momentos de sossego. Mesmo com uma vasta experiência, formação e especialização, existem profissionais que são inseguros. Raramente isso ocorre por falta de reconhecimento externo. O mais comum é que esse sentimento seja um reflexo de questões internas e certas crenças que limitam a capacidade do profissional.
Como evitar que a insegurança impacte sua carreira profissional?
Para quem pensa que a insegurança é algo exclusivo para quem está no início de carreira, engana-se redondamente. Sentir medo é algo natural em qualquer exemplar da espécie humana e não existe vacina contra isso.
A diferença é o que fazer com esse medo.
Alguns profissionais ficam paralisados e evitam novos desafios. Com isso, perdem diversas oportunidades. Isso gera um sentimento de frustração que pode acometer outras áreas da vida e afetar a autoestima.
Porém, é importante ressaltar que essa possível segurança que existe na zona de conforto é algo ilusório! Pare para pensar: atualmente, não existe mais aquela longa relação entre empresa e colaborador. As pessoas, cada vez mais, buscam propósito, acúmulo de experiências e trocam muito mais de emprego.
Portanto, sai na frente quem é mais arrojado e não tem medo de desafios.
Autoestima: a regra número zero
Tão importante quanto um bom currículo, ter autoestima é essencial para diminuir a insegurança. Mas como desenvolver essa habilidade tão falada no ambiente organizacional?
Com autoconhecimento.
É preciso parar e olhar para tudo que você é. As qualidades, os defeitos, o que você faz bem e os aspectos que você precisa melhorar. Assim, você passa a reconhecer suas características positivas e suas limitações de uma maneira não tão desigual.
Desenvolva sua Inteligência Emocional
Por fim, fazer uma avaliação das próprias crenças é fundamental para se tornar um profissional mais seguro. Fora a carreira, isso irá melhorar outras esferas da sua vida, principalmente os relacionamentos.
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