Segunda-feira é o dia mundial da dieta, de ir para a academia e pegar firme em qualquer coisa que você tenha se proposto. E, simultaneamente, encontrar a motivação para estudar também entra nesta lista.
Seja para aprender um novo idioma, entregar o trabalho de conclusão para o mestrado, passar em um concurso ou entrar em uma boa faculdade.
Estudar é um hábito que faz parte da vida de pessoas que querem se aprimorar e é algo fundamental para ter mais qualidade de vida. Porém, para se dedicar aos estudos, existem dois elementos fundamentais: automotivação e concentração.
Anda desesperado com esse fim de semestre? Precisa se concentrar definitivamente? Então, mantenha a calma, respire fundo e confira este artigo!
6 estratégias para encontrar mais motivação para estudar
Propósito
A principio: saiba sempre por que você faz o que está fazendo! Essa é a regra número zero para ter mais motivação seja qual for a empreitada que você escolher entrar. Ter um propósito é algo maior do que ter um objetivo. É estar conectado racional e emocionalmente com ele.
Só assim é possível garantir a motivação necessária para seguir em frente. E também não titubear durante o caminho para atingir a sua meta.
Prepare o ambiente
Nada de celular ao alcance das mãos e televisão ligada! Também esqueça tentar se concentrar jogado no sofá. Prepare um local adequado e, de preferência, silencioso. Afinal, para manter a concentração é preciso que o ambiente colabore.
Tenha uma rotina
Horários bem organizados vão te ajudar (e muito) a manter o foco necessário para os estudos. Simultaneamente, também irá ajudá-lo a entender quais os momentos do seu dia você se sente mais disposto. Assim, fica mais fácil fazer com que o tempo no qual você se dedica renda mais.
Paciência, resiliência e foco
Às vezes vão ter dias que você estará mais cansado, não tão disposto e com menos atenção. Porém, é importante fazer um esforço consciente para manter o foco. É aí que entra o primeiro tópico que abordamos neste texto: o tal propósito. Ele certamente irá impedir que uma desmotivação passageira comprometa seu resultado final.
Pegue leve com você mesmo
Sabe qual o maior inimigo da motivação? As metas impossíveis. Quer emagrecer? Não prometa para você mesmo que irá comer uma cenoura por dia! Você até pode conseguir por um ou dois dias. No terceiro certamente estará morrendo de fome e vai devorar o primeiro hambúrguer que ousar passar na sua frente.
Com os estudos é a mesma coisa. Não raro tentamos estabelecer prazos irreais.
Ser factível é fundamental para não se frustrar e comprometer sua motivação. Não estipule que irá estudar 4 horas por dia se você não conseguirá se dedicar durante este tempo todo. É melhor estudar durante uma hora e ser constante.
Afinal, um passo de cada vez é sinonimo de maturidade emocional e é algo fundamental para conquistar o sucesso.
Autoconfiança: sua melhor amiga!
Por fim, não perca tempo e energia sendo tomado pela insegurança e pelo medo de não conseguir. Em vez disso, estude. Canalize todas as emoções e esforços para fazer o que precisa ser feito.
Quer desenvolver a autoconfiança necessária para aumentar sua performance nos estudos, na carreira e na vida como um todo? Conheça o Método MD – o treinamento mais atual de Inteligência Emocional do país!
Dê esse presente para si próprio e transforme a sua trajetória!