Demissão é algo que dificilmente será uma experiência agradável. Nem para quem comunica o colaborador e principalmente para quem é desligado. Demitir alguém é desconfortável e desafiador. E pode ser ainda mais difícil quando existe um vínculo de amizade do funcionário com a equipe e com os superiores.
Afinal, somos seres emocionais e temos uma certa tendência em priorizar os relacionamentos interpessoais que construímos durante a carreira. Porém, ao ter uma posição de liderança é preciso agir com objetividade. Nesta hora, além da razão, o gestor precisa de uma boa dose de empatia e um certo tato para tornar a situação menos estressante e traumática.
Como tornar a demissão menos estressante?
Ser o porta-voz de uma notícia como essa não é nada agradável. Porém, se cabe a você comunicar o desligamento de um funcionário, saiba que essa situação não precisa ser tão estressante ou traumática. Basta adotar algumas condutas que certamente vão ajudar na hora de demitir alguém.
Sem rodeios
Procure ir direto ao ponto na hora de demitir alguém. Entenda que ser demitido gera muita ansiedade. Portanto, tente ser direto e conciso na hora de comunicar essa decisão. Ah, por favor, evite os clichês como “sabemos que você não está feliz aqui”.
Sinceridade é sinal de respeito
Espera-se que a demissão seja o último recurso. Por esse motivo, não é o momento de feedbacks. Afinal, a decisão já está tomada. Porém, procure ser sincero na hora de desligar um funcionário. Isso mostra respeito em relação ao colaborador e pode ser útil para que ele procure melhorar alguns aspectos da sua conduta profissional. Mas, ao tecer críticas, faça de maneira construtiva e aponte caminhos para que ele se desenvolva.
Tenha empatia e seja delicado
As pessoas sempre terão pontos positivos e aspetos que precisam ser trabalhados. Por esse motivo, procure dar um panorama positivo para o profissional. Ser empático é saber se colocar no lugar da pessoa e entender que é difícil ser desligado. Lembre-se: ser objetivo e racional não impede que você seja delicado na hora de demitir alguém.
Prepare-se para reações negativas
É muito comum que uma demissão cause uma certa indignação, decepção e até raiva. Por isso, esteja preparado e procure manter o equilíbrio diante da situação.
Se você deseja se tornar um profissional com mais tato, empatia e sensibilidade, conheça o Método MD e agregue competências emocionais em sua trajetória profissional.