Identificar um desequilíbrio emocional por si só já um desafio. Quando ele ocorre no ambiente corporativo pode ser ainda mais complicado. Afinal, existe um crença de que o estresse precisa estar sempre presente quando se trata de assuntos de trabalho. Mas, será que realmente precisa sempre ser assim?
É claro que dias com muitas demandas para tocar e prazos apertados sempre vão acontecer.
Porém, é preciso saber identificar quando os níveis de estresse atingem os limites do aceitável e passam a beirar o desequilíbrio. Muita pressão pode comprometer seus resultados e sua saúde!
Afinal, o que caracteriza um desequilíbrio emocional?
Alterações de humor frequentes e estar sempre saindo do eixo são os principais indícios de um desequilíbrio emocional. O excesso de responsabilidade, a sobrecarga e a dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional podem desencadear o problema.
Além de prejudicar o desempenho, a vida pessoal e os relacionamentos, o desequilíbrio emocional pode causar sintomas como dores de cabeça intensas, problemas gástricos, musculares e até uma depressão.
Leia também:
A impaciência anda tomando conta da rotina? Então confira este artigo!
Como identificar? Entenda:
Dificuldade de concertação
A falta de foco pode ser um importante indício do descontrole emocional. Faça um exercício e perceba quanto tempo do seu dia você gasta se preocupando com os problemas pessoais ou profissionais em vez de estar produzindo.
Sempre irritado?
É claro que o ambiente profissional não será sempre um mar de rosas e muitas vezes é preciso respirar uma, duas… Quatro vezes! Porém, estar sempre irritado pode ser um sinal de que existe uma dificuldade em lidar com as adversidades ( grandes ou pequenas) do dia a dia.
O mais grave é que junto com a irritação, pode vir o descontrole! E é aí que mora o perigo. Nesta hora você pode ter atitudes impensadas como dar uma resposta atravessada para um cliente, ou entrar em uma discussão desnecessária.
Insônia, dores no corpo e uma alimentação péssima
O desequilíbrio emocional pode fazer um verdadeiro desastre na saúde de qualquer pessoa. O estresse é tanto que fica difícil relaxar e ter uma boa noite de sono? A correria cotidiana faz você comprar aquela comida congelada no mercado cheia de aditivos químicos?
Todos os dias você se entope de analgésico para aliviar aquela dor de cabeça clássica que insiste em aparecer? Talvez tenha passado da hora de parar e prestar mais atenção nas suas emoções!
Como? Desenvolvendo sua Inteligência Emocional! Ela é a competência chave não só para alavancar sua carreira, como também para conquistar um equilíbrio maior e entender como é possível modificar padrões de comportamentos que são tóxicos e afetam sua saúde.
Conheça o Método MD e conquiste uma vida mais feliz, saudável e equilibrada! Venha encontrar a sua melhor versão!