As redes sociais funcionam como uma incrível ferramenta para conectar pessoas. Porém, elas também são o palco (ou um ringue) para discussões inflamadas. E isso se intensifica ainda mais em épocas de eleição.
Entrar em debates saudáveis, expor as próprias ideias e opiniões é algo muito positivo quando existe abertura para tentar compreender outros pontos de vista. Porém, muitas vezes, essas discussões acabam gerando um certo desgaste emocional e tiram completamente o foco em outras atividades.
Quais os gatilhos que geram as discussões nas redes sociais?
Anonimato e distância
Estar protegido atrás da tela do computador ou do smartphone facilita o confronto entre opiniões. Se pararmos para pensar, muitas das discussões que ocorrem no ambiente virtual não aconteceriam no tête-à-tête. Um confronto na internet elimina certos desconfortos que a pessoa teria se a discussão fosse pessoalmente.
Insegurança e baixa autoestima
É natural do ser humano querer se autoafirmar. Porém, quando essa tendência se torna um hábito pode indicar uma insegurança emocional e baixa autoestima.
Alguns temas discutidos são capazes de despertar diversas emoções dentro das pessoas.
É possível que certas discussões funcionem como válvula de escape para sentimentos reprimidos. Comece a reparar se você sente muita raiva, tristeza ou indignação com determinado assunto que está em pauta no ambiente digital. Faça um exercício e procure identificar a origem deste sentimento.
Como evitar o desgaste emocional nas redes sociais
Procure não absorver
O primeiro ponto é não absorver e levar para o lado pessoal. Tente não atribuir tanta importância ao fato.
Respeite opiniões diferentes
As pessoas possuem bagagens emocionais e intelectuais diferentes, portanto, pensam de forma diferente. Muitas vezes, as pessoas não vão conseguir chegar em uma opinião comum. Porém, o respeito precisa pautar qualquer discussão. Argumentações ponderadas e sólidas são essenciais para uma troca de opinião saudável.
Valorize o seu senso crítico
Antes de entrar em uma briga, procure respirar e avaliar se você está sendo tomado por uma emoção. Durante uma discussão, podemos perder a racionalidade e senso crítico e dizer coisas que não seriam ditas. Lembre-se: a raiva em excesso pode ocasionar quadros de ansiedade e aumentar o estresse.
Quer aprender a identificar e controlar suas emoções? Conheça o Método MD e desenvolva sua Inteligência Emocional.