O quadro de funcionários das empresas está cada vez mais diversificado. Afinal, são diversas faixas etárias ocupando o mesmo espaço. Como lidar com o conflito de gerações que podem surgir no ambiente organizacional?
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É perfeitamente natural que exista uma certa dificuldade para ajustar alguns pontos. As gerações mais antigas costumam ser um pouco mais tradicionais e “pé no chão”. Enquanto a galerinha mais nova não é tão disciplinada. Porém, em contrapartida, eles são criativos, têm um perfil multitarefa e são movidos por desafios.
Cada geração possui uma maneira de encarar os processos e a rotina no trabalho. O importante é entender suas peculiaridades e, assim, potencializar o que cada profissional tem de positivo.
Na prática: como evitar os conflitos de gerações?
A primeira estratégia é entender que quanto mais heterogênea for uma equipe, mais ela poderá contribuir para a organização como um todo. Aliás, essa mistura de gerações é positiva não só para empresa. Ela é extremamente benéfica para o desenvolvimento profissional das pessoas que compõem o quadro de funcionários.
Os mais velhos podem entender que ambientes menos burocráticos e rígidos funcionam como um celeiro de ideias arrojadas. Já os mais jovens conseguem perceber o valor que a disciplina tem quando se quer alcançar determinado objetivo.
O importante mesmo é estimular o diálogo e a troca! Na base da conversa, ou melhor: do brainstorming – traduzido como tempestade de ideias -, que nada mais é que uma reunião para encontrar possíveis soluções e abordagens inovadoras para um determinado problema.
Dessa forma, soluções alternativas podem ser encorajadas e todos os profissionais têm a possibilidade de contribuir. Isso aumenta consideravelmente o engajamento e a motivação da equipe como um todo.
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É importante destacar que a origem da insatisfação, do estresse e dos conflitos vêm do mesmo lugar: problemas de comunicação. Para barrar uma possível resistência por parte dos membros da equipe, é fundamental investir em estratégias para estimular a flexibilidade e a capacidade de negociação. Assim, é possível diminuir de maneira considerável a competição – e os conflitos- entre as pessoas no ambiente corporativo.
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