Poucas competências são tão vitais quanto saber transformar ideias em palavras e ser capaz de se comunicar com públicos diversos. A arte de falar bem reúne alguns elementos como: saber estruturar sua fala, ser objetivo, impostar a voz da maneira correta e encantar uma plateia. A oratória é uma peça fundamental para se destacar e é sobre ela que falaremos neste artigo.
Existem pessoas que nascem com um dom natural para se comunicar, assim como outras pessoas possuem um perfil mais analítico. É que questão de aptidão. Porém, a boa notícia é: com algumas regras básicas, é perfeitamente possível aprimorar a maneira como você se comunica.
Quer saber como você pode falar de maneira mais atraente? Confira essas 4 estratégias:
Fale da maneira mais simples possível
Uma mensagem clara e direta é fundamental! Não pense que você estará subestimando a inteligência do seu ouvinte. Ao contrário: vai evitar expressões redundantes e referências que pode ser que nem todos entendam. Evite um discurso verborrágico e metáforas de difícil compreensão.
Desenvolva um ritmo e brinque com a entonação
Barack Obama não é conhecido só pelas suas habilidades políticas. Ele é muito admirado pela forma como discursa. É considerado um mestre da oratória. O ex-presidente costuma repetir certas palavras para enfatizar a ideia que quer passar, sabe como gesticular e muda o tom de voz para criar a atmosfera que deseja para cada fala. Além disso, Obama insere pausas estratégicas em seus discursos. Assim, ao “quebrar a fala”, ele passa um ar de cuidado com a linguagem e uma autoconfiança admirável.
Postura: um elemento fundamental
Para falar bem existem dois pilares: o conteúdo que você entrega e forma como você fala. A postura entra como o terceiro pilar de um bom discurso. A linguagem corporal impacta diretamente a maneira como o público interpreta quem está falando. O ideal é falar em pé, com a postura ereta e os ombros para trás. Ah, por último mas não menos importante: mantenha um contato visual com os seus ouvintes – assim você ajuda a criar uma empatia maior com as pessoas.
Improvisar? Evite
Assim como a maioria das coisas na vida, falar bem exige treino. Planejar e ensaiar suas falas é fundamental. Em casos específicos o improviso pode ajudar a quebrar o gelo. Mas, na maioria das vezes, não convence e da impressão de despreparo.
Podemos citar um outro estadista conhecido como um orador notável: Winston Churchill, primeiro-ministro britânico, preparava seus discursos com muita antecedência e costuma treinar durante horas. Ele raramente improvisava!
Aliás, uma boa dica é gravar a sua apresentação. Assim, é possível fazer uma autoanálise e ajustar o ritmo, a postura e entonação.
Agora, se você quer aprender como controlar o nervosismo, lidar com imprevistos e planejar de forma eficiente o seu discurso, o treinamento Oratória – Falar em Público irá despertar todo seu potencial de comunicação.